Viajar de transporte público barato, é possível?
Você está cansado de lidar com o tráfego na hora do rush? Ou você está procurando maneiras de economizar dinheiro em suas férias? O transporte público pode ajudá-lo a fazer as duas coisas.
As pessoas estão cada vez mais se voltando para o transporte público para tornar suas vidas um pouco mais fáceis. O uso tem aumentado ano a ano, por diversos motivos.
Por que escolher o transporte público?
O transporte público é muito mais seguro do que viajar de carro. A APTA informa que você pode reduzir em 90% a chance de sofrer um acidente se mudar para o transporte público. Eles também afirmam que o transporte público é 10 vezes mais seguro por quilômetro do que os automóveis.
Leia também
O transporte público ajuda a reduzir a quantidade de monóxido de carbono e outros poluentes liberados na atmosfera. Ss ônibus emitem 20% menos monóxido de carbono do que os veículos de ocupação única.
Os trens também são mais ecológicos que os carros. As viagens de trem emitem três a 10 vezes menos dióxido de carbono do que as viagens aéreas ou rodoviárias.
É também mais barato usar transporte público do que dirigir um carro. Porém, o quanto você economiza depende de onde você mora. Em algumas cidades, você pode reduzir ainda mais os custos de deslocamento mudando para o transporte público, levando em consideração fatores como tempo de deslocamento, custo da gasolina, manutenção e estacionamento.
O que parece mais relaxante: sentar em um trem ouvindo música enquanto você passa pelo trânsito na hora do rush ou sentado no meio do trânsito, segurando o volante e hiperventilando o rio de luzes traseiras à sua frente?
Estudos mostram que dirigir é a maneira mais estressante de se deslocar. Os motoristas do estudo acrescentaram 21 minutos extras ao tempo de deslocamento esperado para explicar os inevitáveis ”atrasos inesperados” do tráfego na hora do rush. Nas cidades com piores deslocamentos, os motoristas geralmente precisam adicionar uma hora ou mais. Em comparação, as viagens de trem levam a mesma quantidade de tempo todos os dias, não importa quão ocupadas sejam as rodovias.
O transporte público também permite que você use seu tempo de viagem produtivamente, o que pode, por sua vez, melhorar sua qualidade de vida. Ao sentar-se em um ônibus ou trem, você pode ouvir um podcast educacional, fazer planos para começar seu próprio negócio, ler livros para melhorar suas habilidades profissionais, ou simplesmente relaxar ou dormir.
Outra maneira de o transporte público poder melhorar sua qualidade de vida é que geralmente é melhor para sua saúde do que dirigir, incluindo as caminhadas até os pontos e estações além das interações sociais possíveis dentro destes locais.
Como conseguir passagens de trem e passagens de ônibus baratas com passes mensais e pesquisas?
Os milhares de reais que você pode economizar a cada ano mudando para o transporte público valem o esforço. E com um pouco de pesquisa, existem várias maneiras de economizar ainda mais.
A maioria dos sistemas de transporte público vende passes mensais para os usuários que usam o sistema com frequência. Essas passagens, que agora são vendidas principalmente em um cartão inteligente, geralmente custam menos por viagem do que comprar viagens individuais conforme a necessidade. Tais passes também podem ser de integração de transportes, possibilitando viajar de ônibus, trem e metrô mais barato.
Muitos sistemas de transporte público oferecem descontos para pessoas com base em fatores como renda, idade ou status de incapacidade. Isso inclui descontos para estudantes do sistema público de educação, gratuidade para idosos e gratuidade para portadores de necessidades especiais.
Viajar de ônibus barato com aplicativos
Viajar de ônibus pelo país afora pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro em férias, voltar da faculdade ou visitar a família de maneira barata. E há muitas maneiras de economizar se você decidir viajar usando aplicativos de transporte, como o Buser. Tais apps possibilitam que passageiros façam viagens para várias cidades com custos muito baixos. Outros apps semelhantes também oferecem grandes descontos de transporte.
Verifique outras linhas de transporte
Usando uma combinação de pesquisa, uso de aplicativos de transporte público e o Google Maps, você pode encontrar diferentes linhas de transporte para o seu destino desejado.
Existem diversos apps para diferentes cidades ao redor do país com diversas opções de transporte público, caronas, entre outras opções para ter linhas de transporte mais baratas. Basta encontrar na loja de apps de seu smartphone e pesquisar para encontrar as melhores opções.
Usar o transporte público pode aliviar muito o estresse do seu trajeto e pode até ser relaxante. Embora você ainda precise fazer alguma pesquisa para encontrar as melhores ofertas, a viagem de ônibus e trem é mais barata do que dirigir e voar e vem com muitas outras vantagens que valem a pena considerar. Você pode até usar apps de carona para economizar ainda mais para seus diferentes destinos.
Você usa transporte público para o trabalho ou a escola? Quanto você economiza usando o transporte público?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como financiar um carro: passo a passo
Financiamento de veículos, como fazer?
Quanto economizar de dinheiro ganhando pouco?
Educação financeira para crianças é necessário?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.