Taxa de juros da poupança, o que é?

Em Investimentos por André M. Coelho

Ao procurar a conta poupança, é importante saber o que você quer da conta. Também é importante saber como suas opções se comparam em relação à concorrência. Atualmente, você está ganhando abaixo da taxa de juros média da inflação? Existem outras contas que permitiriam que você ganhasse mais com os juros da conta poupança? Aqui estão as informações que você precisa sobre a taxa de juros da poupança.

Qual é a taxa de juros para contas de poupança? O que é?

A legislação define os seguintes valores para a taxa de juros da poupança, em duas parcelas:

Leia também

I – a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial – TR, e

II – a remuneração adicional, correspondente a:

a) 0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou

70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%.

A atualização da taxa de juros fica disponível no site do BC para acompanhamento. É importante lembrar que se a taxa estiver abaixo da taxa de inflação, você estará perdendo poder de compra, pois seu rendimento está sendo menor do que a inflação.

Em outras palavras, a taxa de juros é o valor que a instituição financeiro te paga por deixar o dinheiro ali.

Embora já tenha sido fácil encontrar uma conta de poupança em seu banco local oferecendo taxas boas em relação a inflação, as taxas caem sempre que há equilíbrio fiscal do governo.

Rendimento da poupança hoje vale a pena?

Mesmo para metas de curto prazo, você encontrará as taxas de juros das poupanças mais baixas do que contas que rendem uma porcentagem do CDI ou CDB. Alguns bancos costumam oferecer contas corrente ou poupança com rendimentos acima da poupança e da inflação. Às vezes, há uma oportunidade de ganhar a uma taxa melhor em saldos mais altos, mas mesmo esse nível mais alto raramente vai muito longe.

Se você está procurando as melhores taxas do setor, terá muito mais sorte com contas em bancos online. As taxas de juros nesta categoria aumenta, e essas altas taxas são frequentemente acessíveis aos clientes, independentemente do nível de saldo.

Juros da poupança

A poupança tem juros que podem ajudar a aumentar seu capital. (Imagem: MyBankTracker.com)

Taxa média de juros para contas correntes-poupança vinculadas

Frequentemente, as contas vinculadas a algum tipo de renda fixa que não a poupança podem ter taxas mais altas se você vinculá-las a uma conta corrente do mesmo banco. Alguns bancos podem até oferecer uma conta poupança separada, com uma taxa normal. Porém, não vale a pena a poupança quando se tem opções de risco baixo e renda fixa.

Vale a pena investir na poupança?

A taxa de juros média em uma conta de poupança é muito baixa – baixa o suficiente para que sua poupança não acompanhe a inflação. No entanto, você pode superar a média e encontrar as melhores taxas de contas atreladas ao CDI ou CDB abrindo uma conta em um banco online. Se o acesso pessoal às suas contas for importante para você, você ainda pode verificar contas em bancos tradicionais. Apenas entenda que esses bancos provavelmente oferecerão as taxas mais baixas em suas contas para guardar dinheiro. Essas taxas estarão abaixo da média da inflação e bem abaixo do que você poderia ganhar em um banco online.

Qual a melhor taxa de juros apra renda fixa?

Os bancos tradicionais e online oferecem uma ampla gama de opções para contas de depósito, com várias contas de poupança, contas correntes e do mercado monetário disponíveis. Algumas contas podem ganhar abaixo da taxa média, enquanto ainda oferecem algumas vantagens de economia úteis. Cabe a você decidir quais recursos o beneficiam mais.

Se você está desapontado com as contas de baixo rendimento em bancos tradicionais, considere se você se sentiria confortável com um banco online. Você não terá acesso a agências físicas, mas normalmente ainda terá acesso a caixas eletrônicos e aplicativos móveis. Os bancos online são mais propensos a oferecer as taxas mais altas para aumentar suas economias.

Mesmo as contas de poupança ou corrente mais lucrativas não farão crescer significativamente o seu capital. Se você deseja realmente fazer seu dinheiro trabalhar para você, um consultor financeiro pode ajudá-lo a construir um plano de investimento que equilibre suas necessidades com sua tolerância ao risco. Eles também podem ajudá-lo a economizar para certas metas, como a mensalidade da faculdade do seu filho ou suas próprias economias para a aposentadoria.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário