Seguro viagem, como fazer cotação?
Viagens sempre carregam algum grau de incerteza. O seguro de viagem fornece uma rede de segurança para que você possa sair com confiança. O seguro é projetado para cobrir os grandes riscos financeiros que você não quer suportar sozinho. Você pode não precisar de seguro de viagem para viagens baratas, mas pode fornecer uma sensação de segurança quando você pré-pago para reservas caros ou uma grande viagem internacional.
Existem muitas políticas diferentes disponíveis e selecionando o plano certo depende de suas circunstâncias particulares. Seguir ao longo de dar uma olhada nas necessidades de seguro de viagem mais comuns, determine quais fatores afetam o custo, apresentam diferentes produtos de seguro de viagem, mostram como se abaixar.
Leia também
O que o seguro para viagem cobre?
Dependendo do tipo de cobertura que você está procurando, vamos tentar resumir suas opções e coberturas par aa política de seguro.
1. Plano médico de viagem:
Pagamento de despesas médicas se você ficar doente ou ferido em uma viagem e precisar de cuidados de emergência que não seja coberto pelo seu plano de seguro de saúde regular.
2. Evacuação de emergência e repatriamento:
Para ser levado para o hospital mais próximo ou para casa, se necessário quando estiver ferido ou ficar doente em uma viagem.
3. Cancelamento de viagem, interrupção e atraso
Reembolso de reservas não reembolsáveis se você ficar doente e ter que cancelar ou terminar uma viagem cedo; Reembolso Se você incorrer em custos extras (por exemplo, alojamento) devido a um atraso pela companhia aérea ou por outro transportador.
4. Cobertura por “Cancelar por qualquer motivo”
Reembolso de reservas não reembolsáveis, não importa por que você cancele uma viagem.
5. Bagagem e pertences pessoais
Pagamento por bagagem perdida, roubada ou danificada.
6. Serviços de assistência 24 horas
Ajude a encontrar um advogado no exterior.
7. Seguro de colisão de aluguel de carros
Pagamento pelo dano de carro alugado.
Dependendo da política, o seguro de viagem reembolsa você ou oferece serviços quando algo dá errado. Há até mesmo cobertura para o pior cenário: se você morrer em um acidente durante a viagem. A cobertura acidental da morte paga seu beneficiário uma quantia fixa nesse caso.
Antes de comprar, leve um pouco de tempo para se familiarizar com diferentes tipos de produtos de seguro de viagem, como é um preço e o que cobre e exclui. Geralmente, quanto mais completa a cobertura, mais ele custará.
Quanto custa o seguro viagem?
Um plano abrangente de seguro de viagem normalmente custará cerca de 4% a 8% do custo de uma viagem. O preço irá variar dependendo:
Comprimento e custo da viagem: quanto mais longa e mais cara a viagem, maior o custo da política.
Custo dos cuidados de saúde locais: altos custos de saúde em seu destino podem gerar o preço do seguro de viagem.
Condições médicas que você deseja coberta: condições que você já aumentará o custo da cobertura de seguro de viagem.
Montante e amplitude da cobertura: quanto mais riscos uma política cobre, mais custará.
Sua idade: geralmente quanto mais velho você é, maior o preço.
Mantenha esses fatores em mente ao considerar diferentes opções de seguro de viagem.
Como contratar seguro viagem?
Você encontrará uma ampla seleção de planos de proteção por viagens quando você comprar uma política. Normalmente, o seguro de viagem é vendido como um pacote, conhecido como um plano abrangente, que inclui uma variedade de cobertura. Algumas seguradoras e locais de comparação permitem que você personalize uma política escolhendo tipos de cobertura à la carte. Existem também sites de comparação que fornecem citações de diferentes provedores.
Aqui estão sete dos tipos mais comuns de cobertura:
1. Seguro médico de viagem
Esses planos fornecem seguro de saúde enquanto você está longe de casa. Embora, de certa forma, essas políticas funcionam como planos de saúde tradicionais, geralmente você não pode usar o seguro de saúde de viagens para eventos médicos de rotina. Por exemplo, um exame médico de rotina geralmente não é coberto. Além disso, essas políticas geralmente incluem limitações de cobertura e exclusões para condições pré-existentes.
Embora a maioria dos planos de seguro de viagem cubra muitas atividades recreativas, como esqui e equitação, muitas vezes excluem esportes de aventura, como pára-quedismo ou parasailing, ou concorrência em eventos esportivos organizados. Talvez seja necessário comprar uma política especial de viagem projetada para aventura ou esportes competitivos.
Seguro de viagem internacional
O mais provável, seu seguro médico baseado no Brasil não funcionará enquanto estiver viajando internacionalmente. Se você planeja viajar para o exterior, comprar o seguro médico de viagem pode ganhar muito sentido.
2. Cancelamento de viagem, interrupção e atraso
A cobertura de cancelamento de viagem reembolsa você para despesas pré-pagas e não reembolsáveis se o operador turístico ficar fora de negócios ou você tiver que cancelar a viagem por uma das razões cobertas delineadas na política, como:
Sua própria doença: a doença ou morte de um membro da família que não viaja com você.
Desastres naturais: o seguro de interrupção da viagem cobre o custo não reembolsável da parte não utilizada da viagem, se for interrompida devido a um motivo descrito na política.
A cobertura de atraso de viagem reembolsa você para despesas, como alojamento e refeições, se você estiver atrasado durante uma viagem (por exemplo, o seu voo é cancelado devido ao clima).
Muitas políticas de pacotes cobrem todos os três. Essas políticas são diferentes das renúncias de cancelamento que as linhas de cruzeiro e os operadores turísticos oferecem, diz o Instituto Information Information. Renúncias são baratas, variando de preço e muitas vezes incluem restrições. Por exemplo, de acordo com o Instituto, renúncias podem não reembolsar seu dinheiro se você cancelar imediatamente antes da partida. Renúncias são tecnicamente não políticas de seguro.
Algumas empresas oferecem camadas adicionais de cobertura a um custo extra. “Cancelar por qualquer motivo” a cobertura reembolsará uma grande parte do custo de viagem, não importa por que você recue. E algumas empresas permitem que você pague mais para cobrir as condições pré-existentes se cancelar por razões médicas.
3. Bagagem e pertences pessoais
Essa cobertura reembolsa você para bagagem e pertences pessoais que são perdidos, roubados ou danificados durante a viagem. Alguns planos também reembolsam você por despesas extras se você tiver um atraso de bagagem por mais de um determinado período, como 12 horas.
Seu seguro de locatários ou proprietários pode cobrir pertences pessoais enquanto você estiver viajando. É melhor rever sua apólice de seguro de propriedades para determinar o nível de cobertura, ele fornece para que você não acabe pagando por um benefício que você já possui.
4. Assistência médica de emergência, evacuação e repatriamento
Essa cobertura paga despesas médicas se você ficar doente ou ferido em uma viagem. A cobertura médica de evacuação paga por transportá-lo para o hospital mais próximo, e a repatriação médica paga por voar para você para o seu país de origem.
5. Assistência 24 horas
Este serviço está incluído com muitos planos de pacote. A seguradora fornece uma linha direta de 24 horas que você pode ligar quando precisar de ajuda, como a reserva de um voo após uma conexão perdida, encontrando a bagagem perdida ou localizando um médico ou advogado.
A maioria das seguradoras de viagem cobre uma ampla gama de serviços, mas as opções específicas variam. Alguns planos incluem serviços de concierge, fornecendo ajuda com referências de restaurante, reservas de tempo de tee e muito mais. Muitos serviços também oferecem informações antes da viagem, como as vacinas necessárias. A única maneira de saber o que está incluído é ler a política.
6. Morte acidental e seguro de desmembramento
Essa cobertura paga uma quantia fixa ao seu beneficiário, como membro da família, se você morrer em um acidente durante a viagem. A morte acidental e as apólices de seguro de morte também pagam uma parte da soma para você se você perder uma mão, pé, membro, visão, fala ou audição. Alguns planos se aplicam apenas à morte acidental em um plano.
Esta cobertura pode ser duplicativa se você já tem seguro de vida suficiente, que paga se você morrer em um acidente ou de uma doença. Você também pode já ter um seguro acidental de morte e desmembramento através do trabalho, por isso é melhor verificar suas políticas para garantir que você não esteja pagando demais.
7. Cobertura do carro de aluguel
Isso paga por reparar seu carro alugado se estiver danificado em um desastre, por vândalos ou em um desastre natural. A cobertura não inclui seguro de responsabilidade, que paga por danos a outros veículos ou para o tratamento médico dos outros, se você causar um acidente e é responsável.
Pergunte à sua companhia de seguros de carro se a sua política irá cobri-lo ao alugar carros na viagem. As apólices de seguro de carro dos EUA geralmente não cobrem você ao dirigir em outros países, exceto o Canadá.
Os requisitos de seguro de carro são complexos porque variam entre os países. Você geralmente pode comprar seguro de responsabilidade na empresa de carros alugados. Aprenda sobre os requisitos de seguro de carro, procurando por seguro automático por país no site da U.S. Embassy.
Como obter seguro de viagem?
Ao considerar um seguro de viagem para uma próxima viagem, você ficará feliz em saber que alguns componentes de sua viagem podem já estar cobertos. Por exemplo, quando você reserva uma viagem com seu cartão de crédito, dependendo do cartão que você usa, você já pode receber cancelamento de viagem e cobertura de interrupção.
Portanto, ao decidir sobre o nível de cobertura de que você precisa, verifique o que você já obtém com seu cartão de crédito. Em seguida, decida qual cobertura adicional você gostaria. Normalmente, a proteção médica para viagens não está incluída em seu cartão de crédito, então, se você estiver procurando uma cobertura mais abrangente, faz sentido adquirir uma apólice de seguro de viagem geral.
Abaixo, incluímos maneiras de obter seguro de viagem, juntamente com os prós e os contras de cada opção.
1. Seguro de viagem de cartão de crédito
Alguns cartões de crédito oferecem cancelamento de viagem e seguro de aluguel de carro se você usar o cartão para reservar a viagem ou o carro. A maioria dos cartões de crédito oferece seguro secundário de aluguel de automóveis, que paga por danos ao carro não cobertos pelo seu plano regular de seguro automóvel.
A cobertura é gratuita.
Você não pode personalizar o seguro para atender às suas necessidades. A maioria dos cartões de crédito oferece seguro secundário de aluguel de automóveis, que paga pelos custos não cobertos pelo seu plano regular de seguro automóvel.
Agentes de viagens e sites de reservas de viagens: Você pode comprar um seguro de viagem ao fazer a reserva de seu voo, hotel e aluguel de carro.
Comprar é tão rápido e fácil quanto clicar em “sim” ao fazer uma reserva.
A cobertura é barata.
Você não pode personalizar a cobertura.
2. Seguradora de viagens
Você pode comprar diretamente de muitas empresas em seus sites.
Você pode escolher uma política que atenda às suas necessidades.
Muitos sites de seguradoras de viagens também oferecem informações para ajudá-lo a entender a cobertura.
Você precisará acessar vários sites para comparar a cobertura e os preços.
3. Sites de comparação de seguros de viagens
Você pode escolher uma política que atenda às suas necessidades e comparar políticas e preços em um só lugar.
Comparar várias políticas leva tempo.
Compre o melhor seguro de viagem para você
Comparar apólices de seguro de viagem de diferentes provedores é sua melhor aposta para encontrar uma apólice personalizada para suas necessidades e ao preço que você deseja. Compilamos uma lista de provedores de seguros de viagem e sites de comparação para ajudá-lo a encontrar a melhor cotação.
4. Sites de comparação de seguros de viagens
Se você não sabe com qual provedor escolher, faça sentido navegar por uma lista de planos em um site de comparação. Esses sites geralmente incluem planos das melhores seguradoras de viagens, juntamente com avaliações de clientes.
Dicas para comprar seguro de viagem
Lembre-se dessas quatro dicas importantes ao considerar uma apólice de seguro de viagem.
Avalie os riscos financeiros que você enfrenta ao viajar. Você mesmo pode arcar com esses custos ou quer seguro?
Examine a cobertura que você já tem: Seu cartão de crédito oferece seguro de viagem? Você tem seguro de locatário ou de proprietário para cobrir os pertences? Qual é a franquia? O seu plano de saúde cobre você em todas as localidades para onde viajar?
Obtenha orçamentos para seguro de viagem online. Escolha um pacote de benefícios de que você precisa e compare preços de cobertura semelhante entre as operadoras.
Restrinja suas escolhas e, em seguida, leia as letras miúdas da apólice para entender o que é coberto, o que é excluído e os limites da cobertura. Você pode descobrir que a apólice de menor preço é muito restritiva e que pagar um pouco mais dá a você a cobertura de que precisa. Ou você pode descobrir que a política mais básica e mais barata se encaixa no projeto.
A imprevisibilidade é uma das alegrias mais reveladoras da viagem, mas o seguro de viagem não deve conter surpresas. O tempo que você gasta para entender suas opções valerá a pena sua tranquilidade ao embarcar em sua próxima aventura.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos resolver!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como conseguir pontos no cartão de crédito?
Como sacar dinheiro no exterior?
O que é uma apólice de seguro?
Como comparar financiamento imobiliário, de moto, e carros?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.