Seguro contra incêndio, como funciona?
O seguro contra incêndio é uma cobertura de propriedade que paga por danos à propriedade e outras perdas que você possa sofrer em um incêndio. Cobre o custo de reparação ou substituição de bens danificados em sua casa, juntamente com os custos de acomodações enquanto sua casa estiver inutilizável.
São milhares de incêndios domésticos a cada ano, e um deles pode acabar atingindo seu imóvel. Embora a cobertura contra incêndio esteja incluída na maioria das apólices de seguro residencial, há certas exclusões de cobertura. É importante saber o que sua cobertura inclui e quais são suas opções para proteger seu maior investimento – sua casa.
Leia também
- Multa por quebra de contrato, quando a cobrança é ilegal?
- Como funciona o financiamento: juros, parcelas, seguro, entrada, e mais!
O que é seguro contra incêndio?
O seguro contra incêndio é um tipo de cobertura de seguro normalmente incluído na apólice de seguro do proprietário e cobre os custos de danos à sua propriedade devido a um incêndio. Esta cobertura também inclui seus pertences pessoais e quaisquer despesas com hospedagem e alimentação acima e além de suas despesas normais de vida, até os limites da apólice. Como parte de sua apólice de proprietário, está sujeito aos mesmos limites de franquia e cobertura que o restante de sua apólice.
Quaisquer estruturas isoladas localizadas em sua propriedade, como galpões, cercas ou garagens isoladas, também são cobertas pela maioria das apólices de seguro de proprietários de casas. Algumas políticas também ajudarão a pagar os custos de paisagismo, como danos a árvores e arbustos.
Se você mora em um imóvel alugado, o seguro do locador cobrirá os custos de quaisquer danos materiais causados por um incêndio. Mas você ainda está preso por seus pertences pessoais. Para cobri-los, você precisará de uma apólice de seguro de locatários.
Como funciona o seguro contra incêndio?
Em caso de incêndio em sua propriedade, você precisará entrar com uma ação de indenização na seguradora para obter a cobertura dos danos. Certifique-se de tirar fotos de todos os bens danificados para documentar tudo para sua reclamação. A empresa enviará um perito de sinistros à sua casa para avaliar os danos. Verifique a identidade deles quando chegarem – já que golpes não são incomuns – e conduza o avaliador pela sua propriedade para ter certeza de que eles vejam tudo.
Ao receber uma estimativa de sua seguradora, analise tudo e compare-a com sua apólice para ter certeza de que corresponde à cobertura pela qual você pagou.
O que o seguro contra incêndio não cobre?
A apólice de seguro do proprietário pagará pelos danos à sua casa até os limites da apólice para danos por incêndio. A maioria das políticas exclui danos causados por guerra, radiação nuclear e outros perigos associados. Se o proprietário colocar fogo deliberadamente em sua casa, ela não será coberta. Danos por incêndio em uma casa desocupada também não são cobertos se a casa estava desocupada por mais de 30 dias consecutivos no momento do incêndio. Uma “apólice de seguro de proprietário vago” pode ser adquirida se você precisar cobrir uma casa vaga.
Dependendo de onde você mora, sua apólice pode excluir a cobertura contra incêndio para outros eventos ou cobrar prêmios mais elevados. Se você mora em uma área com alto risco de incêndios florestais, por exemplo, você pode estar sujeito a certas limitações. Com o aumento dos incêndios florestais nos últimos anos, é especialmente importante verificar esse aspecto de sua política.
Você pode adquirir seguro contra incêndio adicional acima e além da sua apólice de proprietário para cobrir danos que sua apólice de proprietário padrão não cobre.
Se o seu carro ou outro veículo for destruído ou danificado devido a um incêndio em sua casa, isso não é coberto pelo seguro residencial. O custo dos danos causados por incêndio ao seu carro é pago pela parte integral da sua apólice de seguro automóvel. Se você tiver apenas cobertura de seguro de responsabilidade civil automóvel, os danos ao seu carro durante um incêndio em casa não serão cobertos.
Custo de substituição vs. valor real em dinheiro
É importante saber se a sua apólice de seguro paga o valor real em dinheiro ou o custo de reposição para bens danificados durante um incêndio. Se você só tiver cobertura ACV por meio do seguro do proprietário, isso pode não ser suficiente para repor os itens perdidos em um incêndio pelo valor de mercado atual. Às vezes, você pode adicionar um endosso opcional à sua apólice para cobrir o custo de substituição.
Valor em dinheiro real versus custo de reposição também é uma consideração importante quando se trata de reconstruir sua casa. O custo para reconstruir pode ser significativamente maior do que o valor real em dinheiro da casa. A opção de custo de substituição permitirá que você substitua seus itens danificados por um novo item de qualidade e custo semelhantes, mas seu prêmio será maior.
Seguro contra incêndio para proprietários de empresas
Danos de incêndio em uma empresa são normalmente cobertos pela política básica do proprietário da empresa. Isso inclui danos ao prédio da sua empresa, estruturas anexas e desconectadas, equipamento de escritório e estoque. A maioria das apólices de seguro do proprietário da empresa também pagará por despesas operacionais adicionais se você precisar mover suas operações comerciais para um local temporário. É importante manter um estoque atualizado de equipamentos comerciais e outros itens comerciais valiosos. Você também deve manter documentos importantes fora do local, para que não sejam destruídos em um incêndio.
Preciso de seguro contra incêndio? Quanto custa?
Sua casa é um dos seus investimentos mais importantes, e o seguro residencial (incluindo seguro contra incêndio) protege você de um desastre financeiro. Se você tiver uma hipoteca, seu credor exigirá que você compre um seguro residencial, mas é uma boa ideia tê-lo, mesmo que você tenha sua casa livre e limpa. A menos que você possa cobrir os custos de reconstrução de sua casa e de reposição de seus pertences, o seguro residencial é uma obrigação. Apenas certifique-se de que sua política inclui cobertura contra incêndio.
O seguro contra incêndio geralmente custa uma porcentagem do valor do imóvel e dos bens segurados. Mas há também modelos de cobrança com valores fixos, geralmente em torno de 50% do valor do salário mínimo.
Principais vantagens do seguro contra incêndio
O seguro contra incêndio geralmente está incluído na apólice de seguro do proprietário, mas pode ser adquirido como uma apólice separada ou adicional, se necessário.
Ele cobre danos à sua casa, pertences pessoais e alguns outros aspectos de sua propriedade, juntamente com alguns custos adicionais de hospedagem e alimentação durante os reparos.
Os limites de cobertura e as franquias serão os mesmos valores que você escolheu para o restante da sua apólice de seguro residencial.
O seguro contra incêndio padrão não cobre incêndio criminoso, certos atos de guerra ou propriedades que tenham ficado vazias por mais de 30 dias.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Cuidados para escolher um seguro de vida!
O que é uma apólice de seguro?
Aparelho queimou com raio, quem paga?
Vender casa: passo a passo para fazer certo!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.