O que é Pix Garantido? Como funciona?
O pix não deve ser visto como uma ameaça, mas como uma oportunidade para os bancos brasileiros. Os especialistas lembram que a expectativa inicial era que o novo método de pagamento afetaria drasticamente as receitas bancárias devido ao final das taxas de transferência, como TED e DOC.
No entanto, depois que o serviço se tornou popular no Brasil, houve uma redução no uso de dinheiro físico. Além disso, o Banco Central do Brasil está lançando outros produtos com a modalidade, como Pix Garantido e Crédito Pix.
Hoje vamos explicar melhor o que é o Pix garantido e como ele funciona.
Leia também
- Em quantos dias libera o limite do cartão depois de pago?
- Como funciona o financiamento: juros, parcelas, seguro, entrada, e mais!
Como funciona o PIX Garantido?
O Pix garantido permite que o cliente faça uma compra com pagamento no futuro ou em parcelas, o que será garantido pela instituição financeira. Dependendo da implementação e aceitação dessa ferramenta, vemos o PIX competindo com transações com cartão de crédito.
Os analistas também acreditam que a ferramenta deve mudar todo o setor de pagamentos para os bancos, onde as instituições financeiras se apropriarão das receitas que atualmente pertencem à aquisição de empresas.
Como exemplo dessa mudança, vemos bancos sendo um jogador relevante no pré-pagamento de recebíveis de PIX (atualmente adquirindo empresas recebíveis de cartão de crédito de pré-pagamento) ou bancos cobrando alguma taxa de juros de indivíduos (que não precisariam usar parcelas com varejistas) ou até cobrar uma taxa de grandes comerciantes para fazer com que o PIX garantisse os valores.
Basicamente, a empresa pode oferecer o pix garantido em parcelas, e você poderá parcelar sua compra com ou sem juros. Se não pagar, lembre-se que pode ter dívidas com juros e multa portanto, cuidado.
Pix Parcelado com o Pix garantido
O que já era bom é ainda mais completo. Estamos falando do PIX parcelado, pois agora é uma realidade no Brasil. Para aproveitar todas as vantagens, o consumidor precisa ter um bom planejamento financeiro. Caso contrário, você corre o risco de afundar em dívida. Veja algumas diretrizes de uso.
O pagamento em parcelas é quase sempre uma boa alternativa para aqueles que não têm muito dinheiro no momento da compra, mas ainda precisam comprar algo. O objetivo é garantir que você não gaste todo o dinheiro em outros itens, sem reservar uma quantia do orçamento mensal para o pagamento das parcelas.
Vale a pena usar o PIX garantido?
Atualmente, o Brasil tem mais de 438 milhões de chaves PIX registradas. Os dados foram divulgados pelo banco central. A mesma pessoa pode ter mais de uma chave. Assim, na prática, existem mais de 126 milhões de usuários do serviço no país.
O PIX brasileiro se destaca a ponto de ser usado como exemplo para uma versão internacional do serviço. Mesmo para aqueles que ainda estão fora do ciclo, apontamos que o PIX Internacional é real e está no estágio de planejamento. Alguns testes começaram a acontecer em todo o mundo.
Agora, de volta ao Brasil, dizemos que a opção mais comentada no momento é pagar em parcelas. As empresas continuarão a receber o dinheiro no local como costumavam, mas o consumidor ganha a oportunidade de pagar pela compra em questão em várias parcelas.
Pode ser uma boa ideia usar, se você não ter um cartão de crédito quer evitar o endividamento por cartão.
Para aproveitar o PIX garantido, os clientes dessas instituições devem defini-lo como um meio de pagamento. Ao finalizar a compra, eles podem indicar o número de vezes que desejam dividir o valor e até a data de validade de todos eles. Apenas tenha cuidado com os juros, ok?
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e responderemos!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como transformar o limite do cartão de crédito em dinheiro?
Como pagar boleto com cartão de crédito?
Saque cartão de crédito: como fazer? Quais as taxas?
Qual o limite de saque no caixa eletrônico?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.