O que é Concierge?

Em Cartões de crédito por André M. Coelho

Você já acordou e sentiu que deveria haver alguém para fazer suas tarefas enquanto se sentava e relaxava? Para planejar suas férias inteiras ou um encontro, em vez de você ficar sentado em frente à tela do computador por horas? Você quer que um especialista seja seu assistente pessoal ou seu gerente de estilo de vida? Bem, existem empresas que fornecem esses serviços. Seus funcionários farão qualquer coisa por você, desde que seja algo legal, moral e ético.

Bem-vindo à era em que os serviços de concierge se tornaram um modelo de negócios grande e realmente lucrativo, e que podem ser oferecidos por diversas empresas financeiras.

Leia também

Serviço de concierge: o que é?

Alguns dizem que a palavra “concierge” é derivada de uma palavra latina “conservus”, que se traduz como “escravo companheiro”, enquanto alguns dizem que ela evoluiu do francês “comte des cierges”, que significa “o guardião das velas”, que era essencialmente o principal dever dos concierges durante a Idade Média. Não obstante, o significado e os deveres dos concierges mudaram com o tempo. Eles agora realizam quase todas as tarefas para gerentes de nível superior, clientes VIP de bancos e hotéis, superstars ou qualquer pessoa que tenha dinheiro suficiente para terceirizar seu trabalho para eles.

O que faz um concierge?

Um concierge é um indivíduo ou uma empresa especializada em assistência pessoal ou em quaisquer outros serviços de assistência, como administração doméstica, gerenciamento de estilo de vida, transporte, planejamento de viagens e férias, etc. e fornece tais serviços personalizados a seus clientes (geralmente de alto patrimônio líquido) a um preço variável. A ideia é economizar o tempo do cliente executando suas tarefas rotineiras ou especializadas.

O modelo de negócios de serviços de concierge

Os serviços de concierge são uma adição recente à indústria de luxo, tudo graças ao ambiente de negócios em constante mudança, ao avanço tecnológico e às longas jornadas de trabalho dos profissionais atualmente. Tais limitações resultaram em falta de tempo na vida das pessoas. Eles agora desejam mais tempo ou alguém que possa fazer o trabalho para eles enquanto eles liberam seu tempo para as coisas que importam. Modelo de negócios de serviços de concierge capitalizam sobre essa necessidade.

Anteriormente, os concierges costumavam ficar restritos a hotéis ou prédios de apartamentos de luxo e costumavam ajudar os hóspedes fazendo reservas em restaurantes, organizando serviços de spa, recomendando lugares para visitar, agendando transporte etc. Mas agora essas pessoas e empresas seguiram em frente e se especializaram em um monte de tarefas que vão desde a filas de ingressos para shows ou eventos especiais, planejando uma viagem de férias, fazendo tarefas compras, recomendação de restaurantes e reservas, etc. Cartões de crédito Platinum geralmente oferecem esses benefícios aos seus clientes.

Os modelos de negócios de diferentes prestadores de serviços de concierge diferem nos tipos de serviço prestados e a quem é fornecido. Alguns concierges ajudam os empregadores a manter boas relações empregador-empregado, alguns lidam com as queixas dos clientes, alguns concierges oferecem serviço de planejamento pessoal de viagens, enquanto alguns fornecem todos esses serviços atuando como assistentes pessoais ou gerentes de estilo de vida.

Aqui estão alguns modelos de negócios de serviços de concierge que existem hoje.

Concierge

O serviço de concierge foi popularizado através de cartões de crédito que oferecem esses serviços, oferecendo um atendimento personalizado aos clientes desses cartões. (Foto: Pro Domo)

Concierge médico

O concierge médico um conceito predominante em que o cliente paga uma taxa fixa/anual ou um retentor em troca de atendimento personalizado melhorado e melhor acesso a médicos.

O conceito foi iniciada quando um médico de Seattle decidiu pedir aos seus pacientes para pagar uma taxa anual ou um retentor em troca de atendimentos altamente atenciosos. A prática ficou famosa em pouco tempo e foi aceita por muitos médicos de todo o mundo.

O modelo de negócios de concierge é um modelo ganha-ganha tanto para os médicos quanto para os pacientes, pois o médico não precisa administrar um grande número de pacientes para atender suas necessidades e os pacientes recebem tratamento e atendimento oportunos e personalizados. .

A taxa de retenção de tal serviço varia de algumas centenas de reais a dezenas de milhares de reais por ano. Isso pode ou não ser além de outros encargos e pode ou não estar coberto por apólices de seguro de saúde ou planos de saúde premium.

Gestão de estilo de vida e concierge pessoal

O gerenciamento de estilo de vida é um serviço especializado em que o cliente terceiriza suas tarefas pessoais, como gerenciamento diário de recados, cuidados com animais de estimação, cuidados com a casa, reservas, gerenciamento de eventos especiais, compras, etc. para uma empresa comercial ou profissional. Essas marcas de concierge usam seus conhecimentos para economizar tempo e fornecer serviços de luxo excepcionalmente personalizados para seus clientes de alta renda.

Concierge em hotelaria

O concierge em hotelaria é um dos serviços de concierge mais antigos e predominantes oferecidos a clientes VIP e de alta renda. Esses concierges fornecem serviços como fazer recomendações e fazem reservas em restaurantes, providenciam serviços de spa, reservam transportes, compram ingressos para eventos especiais, participam e auxiliam os clientes etc.

Concierge de viagens

A crescente popularidade e acessibilidade de viajar pelo mundo levou a um novo modelo de negócios na indústria: o concierge de viagens. As empresas que prestam esses serviços se destacam no planejamento de viagens e se destacam fornecendo informações em tempo real e suporte VIP 24horas, 7 dias por semana aos seus clientes.

Essas empresas sabem tudo sobre os aspectos legais, sociais e culturais de viajar em outros países e reservam tudo de antemão para uma experiência de viagem perfeita.

O futuro dos serviços de concierge

Dispositivos móveis e internet mudaram a forma como os concierges funcionam. Hoje, uma pessoa residente em São Paulo pode pedir ao seu assistente pessoal que reside no México para planejar sua viagem a Europa. Tudo isso pode ser feito perfeitamente com apenas uma mensagem de texto.

A indústria também não é inexplorada e nem é mais comercializada. A tecnologia desenvolvida incluiu Inteligência Artificial para concierges, o que levou a essa indústria abrir portas para clientes de renda média.

O assistente do Google tem todos os planos para se tornar seu concierge pessoal, assim como a Siri da Apple, a Cortana da Microsoft e a Alexa da Amazon.. Assist é um famoso assistente automatizado para mensagens e voz. Haptik está construindo AI de conversação para o mundo, e outras empresas estão capitalizando na tendência.

Com o novo aumento na demanda e oferta de serviço de concierge, o futuro desses serviços parece ser muito bom.

https://youtu.be/3PeXNNpZwQs

Vá em frente, diga-nos o que você pensa!

Sentiu falta de algo no artigo? Vamos! Conte-nos o que você acha do nosso artigo sobre o modelo de negócios dos serviços de Concierge na seção de comentários.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário