Qual banco digital abrir conta para menor de 18? Vantagens e desvantagens!
Não é incomum que os jovens tenham sua primeira interação com dinheiro na forma de uma conta poupança e cartão pré-pago, em vez de dinheiro de bolso dado por seus pais. É por isso que os principais bancos estão fornecendo contas bancárias adolescentes que podem ser facilmente abertas online.
Se você é um pai tentando encontrar uma conta para uma criança com menos de 18 anos, ou um adolescente que querer abrir uma conta para começar a gerenciar dinheiro, reunimos todas as informações que você precisa neste guia útil sobre a melhor conta digital para menor de 18.
Leia também
- Tarifas bancárias: como conseguir isenção?
- Como encerrar uma conta conjunta? Precisa de todos os titulares?
Conta em banco digital para adolescente: entendendo o básico
A conta para adolescentes é uma conta bancária para aqueles quem tem de 13 a 17 anos, ou uma conta bancária para quem tem entre 16 e 18 anos.
Contas “kids” ou para crianças podem permitir a abertura de contas a partir dos 3 anos de idade, variando de banco para banco.
É uma conta segura para depositar dinheiro, e começar um histórico com as instituições financeiras brasileiras.
Cartão de débito ou cartão pré-pago para fazer compras e retirar dinheiro. Cartões de crédito geralmente só estão disponíveis para adolescentes a partir dos 16 anos de idade.
Em contas para adolescentes, o dinheiro também rende juros como uma porcentagem do CDI ou como uma conta poupança.
Vamos explicar em mais detalhes.
Qual banco digital abrir conta para menor de 18?
Todos os bancos tem pelo menos uma opção de conta para menores de 18 anos. A diferença será a idade mínima em que podem começar.
Por exemplo, a conta digital do PicPay permite a partir dos 16 anos. O Next, permite a partir dos 3 anos. O que nós recomendamos é que você busque as opções e compare para entender qual a melhor.
Nós tendemos sempre a recomendar os bancos inteiramente digitais, tais como Nubank, Neon, Inter, Next, entre outros. São bancos que tem taxas muito baratas e compensam muito pelos benefícios que oferecem.
Porém, não deixe de colocar na sua comparação as contas de bancos tradicionais. Pode ser que você encontre uma conta que proporcione exatamente o que você precisa.
Por exemplo, uma conta digital no Bradesco pode proporcionar um começo de relacionamento com uma das maiores instituições financeiras do Brasil. Uma na CAIXA, pode ser o começo de relacionamento para mais tarde você conseguir um financiamento imobiliário com melhores condições. Uma no Banco do Brasil pode te ajudar, mais tarde, a conseguir um financiamento para veículo.
Tudo deve ser analisado e colocado na balança antes de bater o martelo.
Restrições de contas para menores de idade
Contas bancárias feitas para menores de idade geralmente vêm com muito mais restrições do que uma conta corrente padrão e menos oportunidade para incorrer em dívida. Isso significa que não há cheque especial, sem financiamentos, empréstimos, e limites sobre quanto pode ser retirado todos os dias.
Apesar das restrições, é uma boa maneira de os adolescentes começarem a ser acostumados a administrar dinheiro por conta própria e se tornarem mais confortáveis com os gastos.
Posso abrir uma conta bancária se tiver menos de 18 anos?
A resposta é sim você pode! No entanto, enquanto você não terá acesso à gama completa de contas atuais padrão, você ainda poderá solicitar contas bancárias adolescentes especialistas, conforme mencionado acima, que são para aqueles com idade entre 13-18.
A única vez que você não pode solicitar uma conta bancária é se você tiver menos de 13 anos. Nesta ocasião, um pai geralmente terá que solicitar a conta em seu nome e gerenciá-la para você. Você terá a oportunidade de converter a conta para uma conta bancária adolescente depois de fazer 13 anos.
Quais as vantagens de uma conta bancária para adolescentes?
Você pode gerenciar seu próprio dinheiro em um lugar seguro
Usar um cartão de débito para efetuar pagamentos
Retirar dinheiro de um caixa eletrônico
Começar a ganhar juros em seu saldo
Restrito para garantir que você não pode entrar em uma dívida
Uma conta bancária para um adolescente é uma ótima maneira de começar a gerenciar seu próprio dinheiro e se acostumar a monitorar seu saldo para que você não gaste demais. Também é muito mais seguro do que transportar dinheiro com a maioria dos bancos dando-lhe a capacidade de congelar ou travar o cartão se for perdido ou roubado.
Ao lado de não ser capaz de obter um cheque especial, você geralmente será simplesmente recusado se tentar gastar mais do que você tem na conta, sem incorrer em quaisquer taxas ou penalidades por fazê-lo. Isso garante que você não tenha dívida para pagar em uma data posterior.
Você também pode retirar dinheiro, mas geralmente há um limite de quanto você pode tirar por dia, o que significa que há menos oportunidade para gastar demais dessa maneira também.
A partir dos 16, você poderá até ter um cartão de crédito, mas dependerá da instituição financeira.
Desvantagens de uma conta para menores de idade.
Não é possível configurar certas opções, como débitos automáticos, financiamentos ou empréstimos.
Nenhum acesso a recursos adicionais, como um cheque especial.
Limite para quanto dinheiro pode ser retirado por dia (geralmente).
Embora as contas bancárias adolescentes tenham muitos benefícios, há algumas limitações, mas geralmente por um bom motivo.
Limitações, como nenhum acesso a um cheque especial e acesso limitado a dinheiro por dia, na verdade, evitam o endividamento, o que é benéfico para aqueles com experiência limitada de gerenciamento de dinheiro.
Não ser capaz de assumir certos compromissos significa que o dinheiro não pode ser removido da conta, a menos que o proprietário esteja gastando. Isso pode ser inconveniente, mas é por um bom motivo, já que a conta deve ser usada apenas para gastar dinheiro em vez de entrar em qualquer acordos financeiros.
Se você gostaria de procurar uma conta bancária adolescente para si mesmo ou em nome de outra pessoa, e ainda tem dúvidas, deixe nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Qual o melhor banco digital?
O que é conta privativa?
É possível ter duas contas correntes no mesmo banco? E na mesma agência?
Conta Pessoa Jurídica – PJ gratuita! Prós e contras!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.