Quais são os mais populares títulos de renda variável?
Títulos e fundos de renda variável são investimentos que tem desempenho variável, em oposição a taxas fixas. Quando as taxas de juros são baixas, os investidores de renda fixa buscam formas criativas, às vezes mais arriscadas, para obter renda extra, e a renda variável é a melhor opção nesses casos.
Por esta razão, a renda variável atrai a atenção dos investidores. E títulos de renda variável garantem retornos maiores, mas também assumem riscos maiores.
Mas quais são os melhores investimentos de renda variável? Quais os títulos mais populares? Vamos entender.
Leia também
O que é a renda variável?
A renda variável investe em instrumentos financeiros, como títulos e empréstimos bancários, pagando uma taxa variável ou flutuante. Em outras palavras, são investimentos que estarão expostos a mais riscos, e ao gerenciar tais riscos podem proporcionar mais ou menos retornos.
Esses título oferecem aos investidores várias camadas de diversificação, pois diferentes títulos de renda variável vão estar expostos a diferentes riscos, reduzindo sua exposição.
Quais são os mais populares títulos de renda variável?
Títulos de renda variável são mais popularmente conhecido como ativos. Os mais populares – e utilizados pelos investidores – são os seguintes:
1. Ações
Ações são partes de uma empresa que você compra e que são negociadas na bolsa. Ações estão expostas a diversos riscos dependendo da indústria da qual a empresa que você está comprando ações está.
2. Fundos imobiliários
Ganharam muita popularidade os FII ou Fundos de Investimentos Imobiliários. Investem basicamente no setor imobiliário. Muito expostos aos riscos desse setor. São negociados em cotas na bolsa de valores.
3. Fundos de investimento diversos
Fundos multimercado, fundos personalizados, entre outros, são fundos que podem ter uma boa parcela deles investida em renda variável. Esses fundos geralmente diversificam suas aplicações para reduzir os riscos, atendendo a diversos perfis de investidores. Incluem:
- Fundos de ações
- Fundos multimercado
- Fundos de ouro
- Fundos de criptomoedas
- ETFs ou Fundos de índices
4. BDRs ou Brazilian Depositary Receipts
Basicamente um BDR é uma parcela de uma ação de uma empresa no exterior. Negociados na Bolsa de Valores brasileira, um BDR é a compra de uma ação de uma empresa estrangeira, tendo como intermediária nossa Bolsa.
Investimentos em renda variável valem a pena?
Os ambientes de baixa taxa de juros podem incentivar os investidores a alcançar o rendimento extra com pouca compreensão do risco de que eles estão assumindo. A crescente popularidade dos produtos financeiros produtores de renda, como investimentos de renda variável, torna importante que os investidores sejam familiarizados com os fundamentos das classes alternativas de ativos.
Os investimentos de renda variável podem fornecer investidores de renda com diversificação e alguma proteção contra os riscos da renda fixa, como a inflação e baixas taxas de juros. A renda variável podem ser uma maneira alternativa (embora mais arriscada) de adicionar alguma renda extra para sua carteira e saciar alguma fome de rendimento. Apenas certifique-se de que você está confortável com seus riscos e não morda mais do que você pode mastigar.
Esperamos não ter deixado dúvidas quanto aos investimentos de renda variável. Caso ainda tenha alguma pergunta sobre os títulos de renda variável, deixe nos comentários suas dúvidas. Sua participação sempre contribui para que nosso blog tenha um conteúdo rico e de qualidade para nossos leitores.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Investimentos e IPCA acumulado: qual a relação?
Investimento a longo prazo, qual o melhor?
Orama investimentos: como funciona?
Como autônomo pode comprovar renda?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.