Principais produtos bancários
Os diferentes produtos em um banco podem ser classificados em varejo, financiamento, operações do tesouro. As operações de varejo e financiamento são realizadas ao nível das sucursais, enquanto as operações de atacado, que cobrem as operações de tesouro, estão na sede ou numa agência designada.
Serviços bancários
Serviços bancários de varejo incluem:
- Depósitos
- Empréstimos, Crédito à vista e Cheque especial
- Negociação para empréstimos e adiantamentos
- Remessas
- Manutenção de registros contábeis
- Receber todos os tipos de títulos valiosos para guarda
Financiamento:
Leia também
- Emissão e confirmação de carta de crédito.
- Saque, aceitação, desconto, compra, venda, cobrança de letras de câmbio, notas promissórias, saques, conhecimento de embarque e outros títulos.
Operações do tesouro:
- Compra e venda de ouro, câmbio.
- Adquirir, deter, subscrever e negociar ações, debêntures, etc.
- Compra e venda de títulos e valores mobiliários em nome de constituintes.
Os bancos também podem atuar como um agente do governo ou autoridade local. Eles asseguram, garantem, subscrevem, participam da administração e realização de emissão de ações, debêntures, etc.
Além das funções acima mencionadas do banco, o banco oferece uma série de outros serviços, como aconselhamento de investimento para indivíduos, gestão de fundos de curto prazo e gestão de carteiras para pessoas físicas e jurídicas. Ela realiza as remessas internas e externas com referência a câmbio e cobrança de tipos variados para o governo.
Produtos bancários
Os principais produtos bancários são os abaixo:
Cartão de crédito
Cartão de Crédito é o cartão “pós-pago” ou “pague depois”, que é retirado de uma linha de crédito – dinheiro disponibilizado pelo emissor do cartão (banco) e dá um período de carência para pagamento. Se o montante não for pago até o final do período, um é cobrado juros. Um cartão de crédito é apenas um cartão muito pequeno contendo um meio de identificação, como uma assinatura e uma foto pequena. Autoriza o titular a trocar bens ou serviços para sua conta, na qual ele é cobrado. O banco recebe as faturas dos comerciantes e paga em nome do titular do cartão. Essas contas são montadas no banco e o valor é pago ao banco pelo portador do cartão, totalmente ou por parcelas. O banco cobra do cliente uma pequena quantia por esses serviços. O portador do cartão não precisa ter dinheiro / dinheiro consigo quando viajar ou for comprar. Os cartões de crédito encontraram ampla aceitação nas metrópoles e grandes cidades. Cartões de crédito estão se juntando à popularidade dos pagamentos online.
Cartões de débito
Cartão de débito é um cartão “pré-pago” ou “pague agora” com algum valor armazenado. Os cartões de débito debitam ou subtraem rapidamente dinheiro da sua conta de poupança, ou se alguém estivesse sacando dinheiro. Toda vez que uma pessoa usa o cartão, o comerciante, que por sua vez pode obter o dinheiro transferido para sua conta do banco dos compradores, debitando uma quantidade exata de compra do cartão. Para obter um cartão de débito junto com um Número de identificação pessoal (PIN). Quando ele faz uma compra, ele digita esse número no teclado PIN da loja. Quando o cartão é passado pelo terminal eletrônico, ele disca para o sistema bancário adquirente – Master Card ou Visa que valida o PIN e descobre do banco emissor se aceita ou recusa a transação. O cliente nunca se espalhou porque o valor gasto é debitado imediatamente da conta do cliente. Assim, para que o cartão de débito funcione, já é necessário ter o dinheiro na conta para cobrir a transação. Não há período de carência para uma compra com cartão de débito. Alguns cartões de débito têm taxas mensais ou por transação. Titular do cartão de débito não precisa levar um talão de cheques volumoso ou grandes somas de dinheiro quando ele vai para fazer compras. Essa é uma maneira rápida e fácil de pagamento. Você pode obter o cartão de débito, pois os cartões de débito usam o próprio dinheiro no momento da venda, por isso, geralmente, são mais fáceis do que os cartões de crédito. A principal limitação do Cartão de débito é que atualmente apenas algumas lojas nas áreas urbanas o aceitam. Além disso, uma pessoa não pode operá-lo caso as linhas telefônicas estejam inativas.
Caixa automatizado
A introdução dos caixas eletrônicos deu aos clientes a facilidade de bancar o tempo todo. Os caixas eletrônicos são usados pelos bancos para facilitar o trabalho dos clientes. O cartão Multibanco é um dispositivo que permite ao cliente que possui um cartão Multibanco realizar transações bancárias de rotina a qualquer momento sem interagir com o caixa humano. Ele fornece serviços de troca. Este serviço ajuda o cliente a sacar dinheiro mesmo quando os bancos estão fechados. Isso pode ser feito inserindo o cartão no caixa eletrônico e inserindo o número de identificação pessoal e a senha secreta. Atualmente, os caixas eletrônicos estão se tornando populares na Índia, o que permite ao cliente sacar seu dinheiro 24 horas por dia e 365 dias. Ele fornece aos clientes a capacidade de retirar ou depositar fundos, verificar saldos de contas, transferir fundos e verificar informações de extratos. As vantagens dos ATMs são muitas. Aumenta os negócios existentes e gera novos negócios. Permite aos clientes.
- Transferir dinheiro para e de contas.
- Ver as informações da conta.
- Pedir dinheiro.
- Teceber dinheiro.
Vantagens dos caixas eletrônicos para os clientes:
- O serviço de caixa eletrônico fornece serviços de 24 horas, 7 dias e 365 dias por ano.
- O serviço é rápido e eficiente
- Privacidade na transação
- Maior flexibilidade no local e tempo de retirada.
- A transação é completamente segura – você precisa digitar o número de identificação pessoal (número único para cada cliente).
Vantagens dos caixas eletrônicos para os bancos
- Alternativa para estender o horário bancário.
- A aglomeração nos balcões bancários foi consideravelmente reduzida.
- Alternativa para novas agências e para reduzir despesas operacionais.
- Alivia os funcionários do banco para um trabalho mais analítico e inovador.
- Maior penetração no mercado.
Os caixas eletrônicos podem ser instalados em qualquer lugar, como aeroportos, estações de trem, postos de gasolina, galerias de grandes empresas, mercados, etc. Assim, ele oferece acesso fácil aos clientes, para obter dinheiro.
Cheques eletrônicos
As verificações eletrônicas consistem em cinco fatos principais. Eles são os consumidores, o comerciante, o banco do consumidor, o banco do comerciante, a verificação eletrônica e o processo de compensação. Este sistema eletrônico usa os serviços de rede para emitir e processar o pagamento que emula transações reais. O pagador emite um pacote digital para o beneficiário e todas as transações são feitas pela internet. Versões eletrônicas de são emitidas, recebidas e processadas. Uma transação de cheque eletrônico típica ocorre da seguinte maneira:
O cliente acessa o servidor do comerciante e o servidor do comerciante apresenta seus produtos ao cliente.
O consumidor seleciona as mercadorias e as compra enviando um cheque eletrônico ao comerciante.
O comerciante valida o cheque eletrônico com seu banco para autorização de pagamento.
O comerciante encaminha eletronicamente o cheque eletrônico para seu banco.
O banco do comerciante encaminha o cheque eletrônico para a câmara de compensação.
A câmara de compensação trabalha em conjunto com o banco do consumidor para limpar o cheque e transfere o dinheiro para os bancos do comerciante.
O banco do comerciante atualiza a conta do comerciante.
O banco do consumidor atualiza a conta do consumidor com as informações de retirada.
É um grande benefício para grandes empresas, bem como pequenos varejistas. A maioria dos grandes bancos aceita cheques eletrônicos. Assim, este sistema oferece meios seguros para coletar pagamentos, transferir valor e administrar fluxos de caixa.
Transferência Eletrônica de Fundos (TEF)
Muitos bancos modernos informatizaram seu processo de manipulação de cheques com redes de computadores e outros equipamentos eletrônicos. Esses bancos estão dispensando o uso de cheques em papel. O sistema chamado transferência eletrônica de fundos (TEF) transfere automaticamente dinheiro de uma conta para outra. Este sistema facilita a transferência rápida de fundos eletronicamente de qualquer agência para qualquer outra agência. Neste sistema, o remetente e o destinatário dos fundos podem estar localizados em diferentes cidades e podem até mesmo bancos com diferentes bancos. A transferência de fundos dentro da mesma cidade também é permitida. O esquema está em operação desde 7 de fevereiro de 1996, na Índia. O outro tipo importante de instalação no sistema TEF são as câmaras de compensação automatizadas. Estes são os centros de computação que lidam com as contas destinadas aos depósitos e as contas destinadas ao pagamento. Nas grandes empresas, o pagamento não é desembolsado por cheques emitidos ou pela emissão de numerário. O escritório de pagamento direciona o computador para creditar a conta de um funcionário com o pagamento da pessoa
Telebanking
Telebanking refere-se a serviços bancários em serviços telefônicos. Um cliente pode acessar informações sobre sua conta através de uma chamada telefônica e dando o Número de Identificação Pessoal codificado (PIN) para o banco. O Telebanking é amplamente amigável e eficaz por natureza.
Para obter um trabalho específico feito pelo banco, os usuários podem deixar suas instruções na forma de mensagem com o banco.
Facilidade para parar o pagamento a pedido. Pode-se facilmente saber sobre o status da verificação.
Informações sobre as taxas de juros atuais.
Informações sobre taxas de câmbio.
Ordem de pagamento.
Serviços relacionados à conta
E outros serviços similares.
Mobile Banking
Uma nova revolução no domínio do banco eletrônico é o surgimento da banca móvel. Os serviços bancários online estão agora migrando para o mundo móvel, dando a todos o acesso por telefone celular a serviços bancários em tempo real, independentemente de sua localização. Mas há muito mais para o mobile banking a partir do banco online. Ele fornece uma nova maneira de coletar informações e interagir com os bancos para realizar o negócio bancário relevante. O potencial do mobile banking é ilimitado e espera-se que seja um grande sucesso. A reserva e o pagamento de viagens e até de bilhetes também deverão ser uma área de crescimento. De acordo com este sistema, o cliente pode acessar os detalhes da conta no celular usando a tecnologia Short Messaging System (SMS), na qual dados selecionados são enviados ao dispositivo móvel. A tecnologia de protocolo de aplicativo sem fio (WAP), que permitirá ao usuário navegar na internet em seus celulares para acessar tudo e qualquer coisa.
Internet Banking
Internet banking envolve o uso da internet para a entrega de produtos e serviços bancários. Com a internet banking já não está confirmada para as agências onde se tem de abordar a sucursal em pessoa, para retirar dinheiro ou depositar um cheque ou solicitar uma declaração de contas. No internet banking, qualquer consulta ou transação é processada on-line sem qualquer referência à agência (em qualquer lugar do banco) a qualquer momento. O Internet Banking é a forma mais barata de fornecer serviços bancários.
Benefícios do Internet Banking:
- Reduz os custos de transação de oferecer vários serviços bancários e diminua a necessidade de um número maior de agências e funcionários de bancos físicos
- Aumenta a conveniência para os clientes, pois eles podem realizar muitas transações bancárias 24 horas por dia.
- Aumenta a fidelidade do cliente.
- Melhora o acesso do cliente.
- Atrai novos clientes
- Aplicação online fácil para todas as contas, incluindo empréstimos pessoais e hipotecas
Transações financeiras na internet
Dinheiro Eletrônico: As empresas estão desenvolvendo réplicas eletrônicas de todo o sistema de pagamento existente: dinheiro, cheque, cartões de crédito e moedas.
Pagamentos automáticos: Empresas de serviços públicos, pagamentos de empréstimos e outras empresas usam o sistema de pagamento automático com contas pagas através de saque direto de uma conta bancária.
Depósitos Diretos: Os ganhos (ou pagamentos do governo) são automaticamente depositados em contas bancárias, economizando tempo, esforço e dinheiro.
Cartões de valor armazenado: Cartões pré-pagos para serviços telefônicos, tarifas de transporte público, pedágios, serviço de lavanderia, taxas de biblioteca e almoços escolares.
Operações de ponto de venda: Aceitação de Multibanco / Cheque em lojas de varejo e restaurantes para pagamento de bens e serviços. Este sistema tornou o funcionamento do mercado de ações muito suave e eficiente.
Cyber Banking: Refere-se a serviços bancários através de serviços online. Os bancos com agências “Cyber” do site permitiram que os clientes verificassem saldos, pagassem contas, transferissem fundos e solicitassem empréstimos na Internet.
Estes são apenas alguns dos produtos e serviços bancários que existem. Se esquecemos de algum, por favor, deixe nos comentários. Sua participação é importante para nós!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
É possível ter duas contas correntes no mesmo banco? E na mesma agência?
O que é terminal de autoatendimento?
Lotérica aceita cartão de crédito? E de débito?
CP Electro, CP Maestro, o que significa? E o que é saque terminal?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.