Price action: o que é? Como investir assim?
O Price Action ou ação de preço é o movimento do preço de um ativo traçado ao longo do tempo. O Price Action forma a base para toda a análise técnica de uma ação, commodity ou outro quadro de ativos. Muitos comerciantes de curto prazo dependem exclusivamente do Price Action e das formações e tendências extrapoladas a partir dela para tomar decisões de negociação.
A análise técnica como prática é uma derivada de ação sobre o preço, uma vez que usa os preços anteriores em cálculos que podem ser usados para informar as decisões de negociação.
Leia também
O que é Price Action?
O Price Action geralmente se refere ao movimento para cima e para baixo do preço de um ativo quando é plotado em um gráfico ao longo do tempo.
Diferentes visuais podem ser aplicadas a um gráfico para fazer tendências no Price Action mais óbvias para os comerciantes.
Formações de análise técnica e padrões de gráfico são derivados do Price Action. As ferramentas de análise técnica, como médias móveis, são calculadas a partir do Price Action e projetadas no futuro para informar os negócios.
Como estudar Price Action para seus investimentos?
O Price Action pode ser vista e interpretada usando gráficos que planejam os preços ao longo do tempo. Os comerciantes usam diferentes composições de gráfico para melhorar sua capacidade de detectar e interpretar tendências, fugas e reversões. Muitos comerciantes usam gráficos de Candlestick, uma vez que ajudam a visualizar melhor os movimentos de preços, exibindo os valores abertos, altos, baixos e próximos no contexto de sessões para cima ou para baixo.
Padrões de candlestick, como a cruz de Harami, o teste padrão de engolfo, e três soldados brancos são todos exemplos de Price Action interpretados visualmente. Há muitas outras formações de candlestick que são geradas por ações de preço para configurar uma expectativa do que virá a seguir. Essas mesmas formações podem se aplicar a outros tipos de gráficos, incluindo gráficos pontuais, gráficos de caixa, e assim por diante.
Além das formações visuais no gráfico, muitos analistas técnicos usam dados de Price Action ao calcular os indicadores técnicos. O objetivo é encontrar ordem no movimento às vezes aparentemente aleatório de preço.
Por exemplo, um padrão de triângulo ascendente formado pela aplicação de trendlines a um gráfico de Price Action pode ser usado para prever uma potencial ruptura, uma vez que o Price Action indica que os touros tentaram uma fuga em várias ocasiões e ganharam impulso a cada vez.
Operando com Price Action
O Price Action geralmente não é visto como uma ferramenta de negociação como um indicador, mas sim a fonte de dados desativada, da qual todas as ferramentas são construídas.
Os traders mais técnicos tendem a trabalhar mais perto com o Price Action, evitando qualquer análise fundamental a favor de focar apenas em níveis de apoio e resistência para prever fugas e consolidação. Mesmo esses comerciantes devem prestar alguma atenção a fatores adicionais além do preço atual, como o volume de negociação e os períodos de tempo que estão sendo usados para estabelecer níveis têm um impacto sobre a probabilidade de suas interpretações sendo precisas.
Limitações do Price Action
A ação de interpretação de preços é muito subjetiva. É comum que dois traders cheguem a diferentes conclusões ao analisar o mesmo Price Action. Um comerciante pode ver uma tendência de baixa e outro pode acreditar que a Price Action mostra uma potencial reviravolta a curto prazo.
Claro, o período de tempo que está sendo usado também tem uma enorme influência sobre o que os comerciantes vêem como uma ação pode ter muitas tendências intraday, mantendo um mês ao longo do mês de alta.
A coisa importante a lembrar é que as previsões de negociação feitas usando ações de preço em qualquer escala de tempo são especulativas. Quanto mais ferramentas você puder aplicar à sua previsão de negociação para confirmá-la, melhor.
No final, no entanto, o Price Action passado de uma garantia não é garantia de um Price Action Futuro. As transações de alta probabilidade ainda são negócios especulativos, o que significa que os comerciantes assumem os riscos para obter acesso às possíveis recompensas.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como investir com cartão de crédito?
Qual o objetivo e as funções da administração financeira?
Investimento a longo prazo, qual o melhor?
Liquidez financeira: o que é e quais os tipos!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.