Plano de previdência privada vale a pena? Devo fazer?
A maioria das pessoas esperaria ter uma renda maior do que a aposentadoria que o estado fornece, enão é de admirar que muitos decidam usar uma previdência privada para construir um pote maior para se aposentar.
Mesmo se você for elegível para uma aposentadoria integral, é uma boa ideia fazer uma provisão adicional.
No entanto, você pode querer saber mais sobre os benefícios que uma previdência privada pode lhe oferecer antes de se comprometer financeiramente com a criação de uma.
É por isso que escrevemos este guia útil, onde respondemos algumas perguntas.
Leia também
Quais são os principais benefícios de um plano de previdência privada?
As vantagens de uma previdência privada incluem:
1. Benefícios fiscais
Pense em uma previdência privada como um plano de poupança de longo prazo que vem com o benefício adicional de redução de impostos. Qualquer dinheiro que você economizar em sua previdência terá de pagar menos impostos, e até descontar impostos. Portanto, qualquer contribuição que você fizer para sua pensão significa mais dinheiro no bolso e menos indo para o governo.
2. Qualquer um pode contribuir
Você pode ter um plano de previdência pessoal se for empregado, autônomo ou não trabalhe. Junto com as contribuições que você fizer, outras pessoas também podem pagar para o seu plano de previdência pessoal.
Se você estiver empregado, seu empregador pode fazer pagamentos para o seu plano de previdência privado. Se você tem um cônjuge que não trabalha, pode decidir ajudá-lo a fazer provisões para a aposentadoria, contribuindo para uma pensão que ele possui. O mesmo se aplica a uma criança, se você quiser ajudá-la a começar a planejar seu futuro financeiro a longo prazo.
3. Flexibilidade
A maioria das previdências privadas é flexível e portátil, por isso, se as suas circunstâncias mudarem, começar um novo emprego ou deixar de trabalhar, pode continuar a contribuir para o mesmo plano.
4. Renda de aposentadoria garantida
Na aposentadoria, você poderá receber valores fixos mensais que vão complementar muito sua renda.
5., Ganhe juros compostos
Quanto mais cedo você começar a contribuir para uma previdência, mais poderá se beneficiar dos juros compostos que poderá receber. Sempre que efetua um pagamento para uma pensão, beneficia do benefício fiscal e também passa a ter retorno do investimento.
No primeiro ano, você se beneficiará de retornos de juros sobre sua contribuição inicial. No segundo ano, você receberá juros sobre a contribuição inicial e o retorno do primeiro ano.
No terceiro ano, você receberá juros sobre sua contribuição original e dois anos de retornos que já acumulou – esses ganhos continuam a se multiplicar à medida que você continua fazendo suas contribuições regulares livres de impostos.
O que deve, em última análise, resultar em um pote de aposentadoria saudável.
Com os benefícios dos juros compostos em mente, também é importante notar os benefícios de poder escolher como seu fundo de previdência privada é investido.
Embora diferentes fundos tenham perfis de risco variados, pode ser extremamente lucrativo prestar atenção em como sua previdência é investida.
Fale com um especialista em pensões para ajudá-lo a decidir a melhor maneira de investir sua pensão e obter uma compreensão das contribuições que você deve fazer para fornecer a renda desejada na aposentadoria.
Existem desvantagens na aposentadoria privada?
As desvantagens potenciais de uma pensão pessoal incluem:
1. Falta de liquidez
A única desvantagem fundamental de um plano de pensão pessoal é que você não pode acessá-lo sem incorrer em custos e taxas potencialmente prejudiciais antes do prazo final
2. Riscos de investimento
Seu fundo de previdência privada tem riscos. Embora você possa mitigar os riscos associados ao buscar aconselhamento e tomar decisões de investimento astutas, é impossível garantir que o investimento em sua pensão terá o desempenho necessário e você poderá perder dinheiro se o investimento falhar.
A maioria dos investimentos financeiros que você faz vem com o risco de que o preço das ações caia ou suba, e isso é algo sobre o qual você tem pouco controle quando o investimento está pronto.
No entanto, como uma previdência privada é um investimento de longo prazo e mesmo se você sofrer perdas, no curto prazo os ganhos de longo prazo podem superar quaisquer perdas em que você incorrer.
3. Previdência privada é complicada
As pensões são um assunto complicado e, por serem um produto financeiro altamente regulamentado, vêm com todos os tipos de regras e regulamentos.
Isso pode tornar difícil para as pessoas entenderem o que podem e não podem fazer que pode ser desanimador, especialmente quando as pensões são concebidas como um investimento de longo prazo.
Quando você está na casa dos vinte anos, a aposentadoria ainda está muito distante, tornando mais fácil adiar a reflexão sobre como você fornecerá uma renda quando parar de trabalhar.
Por que devo comprar uma conta de previdência privada?
Embora as pensões possam ser um assunto complicado, não há como negar o fato de que a maioria de nós gostaria de ter mais renda do que a pensão do estado fornecerá em nossos anos de aposentadoria.
Os benefícios fiscais que você obtém de suas contribuições e dos 25% de isenção de impostos na aposentadoria são ótimos motivos para configurar uma pensão pessoal.
Eu realmente preciso de um plano de previdência?
Não é de forma alguma obrigatório ter um plano de previdência privada e se você tiver uma previdência por meio de seu empregador, você pode sentir que suas necessidades de renda de aposentadoria já estão cobertas.
No entanto, é sempre aconselhável ter certeza de que você está certo em sua suposição de que seus planos de aposentadoria proporcionarão renda na taxa desejada na aposentadoria.
Vale a pena ter uma pensão da empresa?
Se você recebe uma previdência de seu empregador, pode considerar que suas necessidades de aposentadoria estão atendidas.
No entanto, os investimentos e o desempenho da pensão podem variar entre os provedores e não há garantia de que a pensão oferecida pelo seu empregador lhe dará a renda de que você precisa para se aposentar confortavelmente.
Existem outros problemas ou riscos da previdência privada que eu deva saber?
O principal risco associado a uma pensão pessoal é um fundo de baixo desempenho.
É importante revisar seus planos de aposentadoria regularmente para garantir que seus investimentos estão tendo um bom desempenho e que as taxas que você está pagando não estão corroendo seu pote de aposentadoria e corroendo a renda de pensão que você espera receber na aposentadoria.
Se você tiver várias previdências de diferentes provedores, pode valer a pena consolidá-las em uma.
Ao fazer isso, você pode se beneficiar de:
Ser capaz de rastrear e gerenciar seus investimentos em previdência com mais facilidade
Custos potencialmente mais baixos se você puder transferir de um plano de alto custo para um esquema de pensão com custos e taxas mais baixos
Ser capaz de escolher entre uma escolha de investimento mais ampla se você consolidar todas as suas pensões em um esquema flexível
Onde fazer uma previdência privada?
O planejamento da aposentadoria pode ser opressor e pode ser útil obter conselhos de um especialista.
Pesquise bastante sobre as diversas opções de previdência privada para suas finanças. Veja o valor certo pras suas necessidades e quanto deve investir por mês na previdência.
E claro, se você tiver quaisquer dúvidas, deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Investimento a longo prazo, qual o melhor?
Como investir 200 reais?
Como solicitar resgate da Previdência?
O que é educação financeira?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.