Planilha de controle financeiro, como usar?
Uma planilha de orçamento pessoal oferece ao indivíduo uma maneira de determinar o estado de suas finanças e ajudá-lo a planejar os gastos ao longo de um período de geralmente um mês ou um ano. Pode muito bem ser o melhor amigo de todos, pois é a ferramenta mais útil para organizar as finanças de uma pessoa, a fim de evitar cair em um buraco de dívida. Com uma planilha de orçamento, o dinheiro é administrado e cada despesa é destinada a quantia suficiente sem esgotar suas economias.
Pode parecer difícil usar uma planilha de controle financeiro, mas não precisa ser impossível.
Leia também
- O que é renda mensal: familiar, per capita, bruta e líquida!
- Representante comercial autônomo: como se organizar financeiramente?
Como usar uma planilha para controle financeiro?
Há muitas maneiras de diferentes pessoas usarem planilhas de orçamento. Alguns acham que é eficaz porque são realmente capazes de controlar suas despesas, enquanto outros não, o que pode ser causado por vários fatores.
Aqui, vamos aprender como usar a planilha de orçamento da maneira mais fácil.
1. Reúna todas as fontes de receita, bem como todas as despesas
Depende do número de fontes de sua renda e se há mais alguém na casa que possa ajudar com as despesas. Uma planilha de orçamento pessoal deve ser separada da planilha de orçamento da família. Os casais podem somar suas fontes individuais de renda para chegar ao valor final da renda. O mesmo processo é seguido no cálculo das despesas.
2. Crie metas de economia na tabela de controle financeiro
Depois que a despesa total for deduzida da receita total, verifique se há algum dinheiro sobrando. Se houver, faça um plano do que fazer com o restante, em vez de gastar tudo em coisas aleatórias. Por exemplo, você pode querer reservar uma parte para viagens ou para um fundo de emergência. Você também pode indicar quanto do dinheiro que sobrou você alocará para cada uma das categorias de gastos.
3. Calcule os valores do orçamento
Após as primeiras etapas, é importante também criar um orçamento para outras necessidades, como mantimentos, compras ou encontros noturnos. Para os casais, é importante estar aberto um ao outro e incluir os hobbies ou trabalhos manuais em que deseja gastar.
Como criar uma planilha de orçamento ou controle financeiro?
As planilhas de orçamento podem ajudar um indivíduo a controlar seus gastos e planejar seus gastos futuros. É por isso que criar um é de extrema importância. Então, como criamos uma planilha de orçamento? Veja como fazer um realmente simples, bom para iniciantes:
Em primeiro lugar, para fazer um, é necessário um computador desktop ou laptop com o Excel já instalado. Você pode usar as planilhas do Google também, ou algum programa que tenha planilhas como o LibreOffice
Execute o programa no computador e abra um novo arquivo ou planilha.
Insira na planilha os dados necessários para que se possa calcular os valores envolvidos no arquivo. As planilhas orçamentárias básicas são frequentemente rotuladas com Receitas e Despesas, que serão totalizadas pelo próprio arquivo.
Indique os meses que estão incluídos na duração do orçamento. Se for válido por meio ano, escreva janeiro a junho em todas as células ao longo de uma linha.
Em seguida, digite Receita em uma célula uma linha abaixo dos diferentes meses do ano. Na categoria devem estar os tipos de renda que você espera receber a cada mês.
Após os tipos de receita, pule uma célula e escreva Despesas, na qual estão os diferentes tipos de despesas como compras, mantimentos, contas e outras.
Depois de colocá-los na planilha, você pode começar a anotar o cálculo ou fórmula que o Excel usará em uma data posterior, quando precisar ver o total.
Escolha a parte da planilha onde você pode escrever o total.
Clique no botão Menu e clique em Autosum/Soma automática. Destaque as células que você precisa incluir no Autosum clicando nelas e arrastando-as.
Como você usa uma planilha financeira? Quais dicas daria para quem está começando?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
O que é orçamento doméstico? Como fazer?
10 erros de quem faz financiamento de imóveis
Confira 7 dicas essenciais de planejamento financeiro para autônomos
Aplicativo de finanças, qual o melhor?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.