DOC Errado: O que fazer?
Se você enviou dinheiro para a conta bancária errada, infelizmente o pagamento não pode ser simplesmente revertido. Veja o que fazer se você acidentalmente cometer esse erro e como evitá-lo em primeiro lugar. Mas o que exatamente você quer dizer com “enviar dinheiro para a conta bancária errada”?
Transferência para conta errada: o que fazer?
No mundo dos serviços bancários pela Internet, milhões de pagamentos eletrônicos são feitos todos os dias, mas um dedo e um código de classificação ou número de conta incorretos são digitados e você pode acabar enviando um pagamento para a conta errada.
Leia também
- É possível ter duas contas correntes no mesmo banco? E na mesma agência?
- Como encerrar uma conta conjunta? Precisa de todos os titulares?
Isso porque a única informação que os bancos usam para identificar os beneficiários é o código de classificação e o número da conta, e não o nome do destinatário, o que significa que, se esses dados forem incorretamente inseridos, o dinheiro pode acabar na conta bancária de um estranho. E o pior é que os pagamentos errados não podem ser automaticamente revertidos.
Então, o que posso fazer se isso acontecer comigo? Você precisa entrar em contato com seu banco imediatamente para informá-lo sobre o erro. Embora os bancos não possam suspender os pagamentos que já foram feitos, entrar em contato o mais breve possível ajudará a acelerar o processo de classificação. É uma boa ideia manter uma anotação de toda a correspondência que você tenha com o banco e também anotar exatamente quando o erro foi cometido. Se você souber o erro que cometeu (por exemplo, usou o código de classificação incorreto), anote isso também.
Mas e se eu não perceber imediatamente que cometi um erro? Assim que alguém disser a seu banco que cometeu um erro com um pagamento, o banco poderá agir ao seu favor durante os dias úteis. E não importa se você descobriu seu erro depois de uma semana ou até mesmo de um ano … no entanto, é um bom senso financeiro ficar de olho em sua(s) conta(s) para garantir que seus pagamentos tenham atingido o destinatário certo.
Agora, onde há evidências claras de um erro genuíno, seu banco entrará em contato com o banco recebedor em seu nome, solicitando que o dinheiro não seja gasto de forma equivocada pela pessoa que o recebeu acidentalmente.
Embora pagamentos mais rápidos digam que as melhorias não podem garantir seu dinheiro de volta, eles querem dizer que, pela primeira vez, em casos simples em que a pessoa que acidentalmente recebeu o dinheiro em sua conta não disputa devolver o dinheiro, ele será devolvido dentro de 20 dias úteis.
Em todos os casos, a pessoa que receber os fundos acidentalmente será contatada por seu banco e terá a oportunidade de contestá-lo. Também existem salvaguardas para garantir que, quando as circunstâncias da reclamação forem menos claras, nenhum recurso seja retirado sem o consentimento do destinatário.
O cancelamento de DOC, em atendimento online e internet banking, pode acontecer normalmente antes do prazo de compensação, se tiver essa opção disponível.
Vale lembrar que o cancelamento da transferência pode não, necessariamente, significar no estorno da taxa de DOC.
E se o banco não conseguir recuperar o dinheiro que acabei de transferir para a conta errada?
Se o banco não conseguir recuperar imediatamente o dinheiro que foi enviado para a conta errada, por exemplo, se a pessoa que você enviou acidentalmente para recusar devolvê-lo (mais sobre isso mais tarde), você será notificado sobre o resultado do banco. investigação dentro de alguns dias úteis a partir do ponto em que você avisa, mas geralmente será muito rápida.
Então, se você recebe o dinheiro de volta e quão rapidamente depende se a pessoa que recebe o dinheiro erroneamente admite que não é deles o dinheiro. Outras complicações podem surgir se o destinatário tiver gasto o dinheiro, já que o banco não pode retirar dinheiro de sua conta se ele fizer com que ele entre no cheque especial.
Mas e se eu não estiver satisfeito com o resultado? Se você seguir esse procedimento e ainda não estiver satisfeito com o resultado, você pode, antes de tudo, seguir o procedimento formal de reclamações do seu banco. Os bancos são obrigados por lei a ter um processo de reclamação pela ouvidoria, por isso, se você não encontrar detalhes no site do seu banco, peça para enviá-lo para você.
E se a pessoa não aceitar o estorno do DOC?
Você mencionou que a pessoa que acidentalmente recebe o dinheiro podem se recusar a devolvê-lo. Eles estão autorizados a gastar seu dinheiro? Se você descobrir que um grande volume de dinheiro caiu na sua conta bancária que você não esperava, não se apresse em comprar a nova bolsa da Prada ou um Porsche. Não é legalmente obrigado a entrar em contato com seu banco e informá-lo sobre qualquer pagamento inesperados.
No entanto, se você encontrar dinheiro inesperado em sua conta, ainda deverá informar o banco. É ilegal gastar o dinheiro, então sua melhor aposta é apenas manter uma nota, como explicado acima, do valor que entrou em sua conta, a data em que ela apareceu e qualquer correspondência que você tenha com seu banco sobre isso.
Como evitar transferir dinheiro para uma conta errada?
Estou um pouco preocupado que isso possa acontecer comigo, o que posso fazer para evitar isso? Não se preocupe, parte do acordo voluntário também viu os bancos colocarem mais processos para tornar difícil para alguém fazer isso, como se livrar da função de preenchimento automático. Além disso, há coisas que você pode fazer para evitar isso.
O melhor conselho, especialmente se você tem uma grande soma de dinheiro para transferir, é enviar uma pequena quantia primeiro. Verifique com o destinatário para garantir que ele chegue à conta pretendida e envie a quantia maior usando os mesmos detalhes.
Outras dicas simples incluem verificar novamente os números de agência, conta, e CPF, e verificar o valor e a referência de transferência, principalmente se estiver pagando uma empresa ou pagando uma conta. Toda verificação vale a pena para evitar dores de cabeça
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Qual o depósito mínimo na poupança?
Tem como cancelar um TED?
DOC feito no sábado cai que dia?
Depositei dinheiro no envelope e não caiu na conta, o que fazer?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.