5 cuidados ao seguir as dicas financeiras de um influencer digital
Houve um grande aumento no conteúdo financeiro nas mídias sociais ao longo dos últimos anos, especialmente em plataformas populares como o Instagram e o TikTok, com vídeos e diversos conteúdos sendo vistos milhões de vezes.
Este fenômeno deu origem a um novo tipo de influenciador de mídia social. o influenciador financeiro. Jovens investidores, em particular, incluindo millennials e membros da geração Z, estão seguindo esses influenciadores e cometendo diversos erros financeiros.
Como todo cuidado é pouco, vamos então ao que você precisa saber ao seguir às dicas financeiras dos influenciadores digitais de finanças.
Leia também
1. Um influenciador digital de finanças não tem os mesmos objetivos que você
A pesquisa indica que muitos desses jovens investidores estão adotando estratégias de investimento arriscadas como resultado de seguir alguns desses influenciadores.
Pesquisas vem mostrando que os investidores mais jovens pegaram hábitos de investimento que são tradicionalmente vistos como desfavoráveis. Esses investidores desenvolveram um aumento do apetite de risco e estão investindo mais especulativamente, negociando com mais frequência e monitorando suas carteiras com mais frequência e mais de perto.
Contudo, o apetite pelo risco é acompanhado por jovens que tem cada vez mais perdas, e que tem buscado o curto prazo sem planos financeiros claros. Eles acabam seguindo os planos financeiros dos influenciadores sem qualquer adaptação, o que pode deixar você a ver navios se o plano der errado.
2. Influenciadores digitais de investimentos podem ser bons demais para serem verdade
O conteúdo financeiro que permeia as plataformas de mídia social varia de esquemas de ganhos rápidos e criptomoedas a até obter conteúdo educacional de mais alta qualidade de alguns especialistas qualificados do setor financeiro. Há também os “hacks” financeiros, truques, e o day trade, que tiram a cada dia mais dinheiro dos que buscam muitos ganhos.
Os conselhos questionáveis sobre finanças e investimento não são novos. É a distribuição deste conteúdo entre plataformas populares de mídia social que podem ser prejudiciais a alguns investidores jovens e inexperientes, se não colocarem o conteúdo em sua perspectiva adequada.
Portanto, é importante ver qualquer conselho financeiro ou investimento que você encontra em mídias sociais com um olho crítico.
A primeira regra geral: se algo soa muito bom para ser verdade, provavelmente é.
Conteúdo que promete altos retornos em investimentos com pouco ou nenhum risco, ou a oportunidade de entrar no piso térreo de uma oportunidade de investimento “secreta” que ninguém mais sabe, provavelmente deve ser ignorado.
Lembre-se também que alguns supostos especialistas financeiros ou investidos nas mídias sociais podem não ser realmente especialistas. E é muito fácil parecer rico nas redes sociais ao invés de realmente ser.
3. Pesquise pelo influencer digital de dinheiro que tenha qualidade
Com uma quantidade tão vasta de conselhos em relação à mídia social, vale a pena manter algumas regras principais ao decidir o que vale a pena e o que não é.
Quem são eles? Você não precisa ser regulamentado para configurar como um influenciador de finanças nas mídias sociais. Nem você precisa de algum conhecimento, habilidades ou experiência. Então, se aproxime de personalidades com um grau saudável de ceticismo.
A popularidade não é igualdade de sucesso. Só porque um vídeo tem 100.000 visualizações não significa que é um conselho financeiro que vale a pena seguir. Se houver alguns que você acha que são válidos, use os vídeos como um ponto de salto para fazer sua própria pesquisa.
É sempre mais seguro supor que alguém não é um especialista, a menos que seja comprovado de outra forma. A falta de regulamentação significa que as pessoas podem dizer o que quiserem sobre qualquer tópico.
Certifique-se de ter a imagem completa. Se alguém lhe disser que eles fizeram 50% em um investimento de Bitcoin no último mês, isso pode até ser verdade. Mas é preciso verificar o mercado e pesquisar as informações sobre a performance dos investimentos ao longo do tempo.
Saiba em fóruns, com amigos, e profissionais se os influencers tem mostrado bons resultados ao longo do tempo. Com suas pesquisas, você será capaz de encontrar melhores resultados.
4. Cuidado com golpes financeiros online
É importante ter todas as informações em mãos para tomar decisões de investimento, especialmente quando alguém pode sugerir que eles têm uma maneira segura de ganhar dinheiro rapidamente. Pode não ser que o influenciador esteja tentando enganar, simplesmente que não há espaço suficiente no vídeo para contar a história completa – ou eles podem não ser bem informados.
Mas numa época em que a fraude cibernética é um fato diário da vida, os golpes proliferam nas mídias sociais. Lembre-se que não é tudo sobre ficar rico rapidamente. Grandes aumentos sempre chamam a atenção, com as criptomoedas sendo um exemplo específico. Mas ganhos retornam lentamente, ao longo do tempo, embora possa parecer chato, mas também podem transformar sua vida ao longo de alguns anos.
5. Não siga conselhos apenas de influenciadores parecidos com você
Não dependa de pessoas com quem você acha que são como você. Existem muitos consumidores comuns que compartilham suas experiências de poupança e investimento. Concentre-se em quão bom é o conselho, em vez de qualquer história compartilhada.
Nós gostamos de ouvir de pessoas normais, e isso é todo o apelo das mídias sociais – eles são alguém como você, que fizeram algo, e pode contar tudo sobre como eles conseguiram. Parte do problema é a busca de outras pessoas como nós, em vez de buscar os especialistas.
Procure quem é diferente, e você poderá encontrar ótimos resultados financeiros.
Quais outras dicas você daria para quem está seguindo influenciadores digitais de finanças? Quais problemas acha mais comuns nesses influenciadores?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
10 erros que todo investidor comete
Investimento a longo prazo, qual o melhor?
Abrir uma conta no MiBank: cuidado com o golpe!
O que é educação financeira?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.