Comprar carro sem entrada vale a pena?
Seu carro desempenha um papel significativo no seu dia-a-dia. Ele não apenas fornece o transporte necessário para executar tarefas essenciais, mas também oferece quilômetros de diversão e diversão na estrada aberta.
Mas quando chega a hora de comprar um carro novo para você, é melhor pagar em dinheiro ou financiar um carro? Se você for financiar, vale a pena comprar o carro sem entrada?
Comprar carro sem entrada: uma boa ideia?
Embora o financiamento possa tornar a compra de um veículo mais gerenciável, pagar em dinheiro pode gerar um acordo melhor e significa que não há pagamentos mensais ano após ano.
Leia também
- Saque cartão de crédito: como fazer? Quais as taxas?
- Como funciona o financiamento: juros, parcelas, seguro, entrada, e mais!
A comparação de financiamento com a compra de um carro envolve muitas considerações e depende da sua situação financeira e que lhe agrada mais.
E ao comprar o carro sem entrada, você vai pagar parcelas maiores e mais juros ao longo do tempo.
Com isso em mente, é hora de entender a compra de carros sem entrada.
Como financiar um carro?
O financiamento da compra do seu veículo permite que você pague em uma pequena série de etapas, em vez de uma grande parte. Semelhante a escalar uma montanha de maneira paciente e deliberada, um financiamento automático torna sua grande compra mais gerenciável, permitindo que você mantenha dinheiro extra em sua conta poupança.
Muitas opções de financiamento compreendem financiamentos de carro, como adiantamento, taxa de juros, CET e comprimento do prazo. Cada elemento desempenha um papel na determinação do valor do pagamento mensal e do seu custo total sobre o prazo do empréstimo.
Quanto maior o adiantamento que você faz ao financiar, menor a quantia emprestada, o que reduz seus pagamentos mensais em geral.
Taxa de juros de financiamento de carro reduz com o pagamento da entrada
A taxa de juros é uma taxa de financiamento cobrada por um credor contra o valor total emprestado, também conhecido como diretor de empréstimo. Essa porcentagem é adicionada ao seu pagamento mensal e varia de zero a 20 %. Normalmente, aqueles com um bom histórico de crédito pagam taxas de juros mais baixas, sendo o oposto verdadeiro para aqueles com índices de crédito ruim.
A duração de um empréstimo de carro geralmente varia de 24 a 84 meses. Os financiamentos de longo prazo oferecem o benefício de pagamentos mensais mais baixos, o que pode ajudá-lo a comprar uma marca e modelo mais caros com mais recursos e opções.
O Custo Efetivo Total, ou CET, considera a taxa de juros do empréstimo e as cobranças adicionais de um credor. Como o CET é um número mais abrangente, oferece uma ideia mais clara do que você pagará anualmente em comparação apenas com a taxa de juros.
O pagamento da entrada vai reduzir o CET, pois você aumenta o valor que já paga pelo veículo antes do financiamento. Em outras palavras, você está financiando uma parcela menor do valor do veículo.
Como comprar um carro à vista?
Em contraste com o financiamento, pagar à vista pelo seu próximo carro pode parecer um processo simples. No entanto, vários detalhes se aplicam para garantir que a transação corra sem problemas.
Antes de pagar por um carro antecipadamente, você terá que decidir sobre o preço do carro que pode pagar e economizar dinheiro suficiente. Durante esse período, você pode pesquisar diferentes marcas e modelos, decidir o certo para você e definir um orçamento para sua compra.
Embora comprar um carro novo para você possa ser divertido, a negociação é um aborrecimento. O processo estressante de ir e voltar com um vendedor pode levar horas antes de chegar a um acordo. Mas o ambiente de sem pressão do turno tira o estresse da compra de carros.
Comprar com entrada, sem entrada, ou à vista?
O financiamento de compra de seu veículo oferece o benefício de pagar gradualmente ao longo do tempo, para que você possa manter economias extras para outras despesas essenciais.
Se você garantir uma taxa de juros baixos em seu empréstimo automático, o financiamento poderá fazer mais sentido do que pagar em dinheiro. Afinal, se você pagar menos juros, não seria mais fácil fazer sua compra com pequenos pagamentos e não de uma vez?
Você também pode aumentar sua pontuação de crédito quando faz com que seus pagamentos de empréstimos, rotineiramente e confiáveis, mês após mês.
Se o veículo que você deseja for um pouco mais caro do que você orçou, um empréstimo de longo prazo pode tornar seus pagamentos mais gerenciáveis a longo prazo.
Com uma entrada maior, os juros podem ficar bem baixos e acessíveis, o que pode tornar a compra melhor.
Contudo, ainda recomendamos que você tente economizar para comprar o veículo à vista. É a melhor opção e claro, a mais barata.
Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários e iremos responder!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Vender seu carro: passo a passo para não ter problemas
Como conseguir um empréstimo para quitar dívidas?
Calculadora de financiamento, como simular?
Agendar transferência de veículo: como fazer?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.