Como vender imóvel financiado?
Muitos têm lutado financeiramente para sobreviver perdas de emprego e aumentos de gastos. Como resultado, muitas pessoas acham difícil pagar seus financiamentos, principalmente financiamentos imobiliários. Em alguns casos, há também pessoas que estão pagando financiamentos para sua segunda casa, resultando em um endividamento pesado.
Pode fazer sentido então se livrar desse financiamento, mas como fazer sem ter um grande prejuízo?
Posso vender um imóvel financiado?
Se você comprou um imóvel que tenha um financiamento ainda sendo pago, você pode querer vender a propriedade para se livrar da dívida.
Leia também
- Como ficam as dívidas depois da portabilidade de salário?
- Como funciona o financiamento: juros, parcelas, seguro, entrada, e mais!
Há algumas opções para esta venda, que vamos explicar de forma mais clara.
1. Vendo imóvel financiado com o mesmo credor
As taxas de juros baixos em financiamentos imobiliários incentivaram muitos a comprar imóveis. Não seria uma coincidência surpreendente se o comprador também optar por assumir um financiamento imobiliário do vendedor. Então, isso implicaria um arranjo tripartido entre você, o comprador e o banco de empréstimo ou a instituição financeira.
O processo de venda e pagamento seria simples, pois menos verificações seriam assinadas e trocadas de ambos os lados. O Banco determinará a elegibilidade do comprador para o financiamento, após o qual suas dívidas serão determinadas. O comprador reconhece o valor do financiamento, pagará o valor do empréstimo pendente e fornecerá o valor restante.
É basicamente uma portabilidade de crédito para o comprador. E ele precisa ter uma linha de crédito aprovada com a instituição financeira que está financiando o imóvel.
2. Venda de imóvel financiado com credores diferentes
Com tantos bancos e empresas financeiras não bancárias prontas para servir seus clientes, não seria surpreendente se o comprador procurar um financiamento diferente da do credor original do imóvel. Tanto você quanto o comprador devem enviar documentos relevantes, incluindo uma carta do seu banco detalhando a responsabilidade pendente. Isso pode ser obtido pelo pedido de portabilidade de crédito
Basicamente, o banco concedendo um empréstimo ao comprador emite um cheque em favor do banco do vendedor para pagar as obrigações pendentes. O restante do valor que foi pago por você será creditado em sua conta, após o qual os documentos de propriedade seriam entregues ao comprador para submissão ao banco pelo valor do financiamento, e você assume os valores restantes a serem pagos..
3. Comprador pagando o imóvel
Ele ou ela pode oferecer para comprar sua propriedade pagando você em parte por dinheiro / cheque, economizando você o incômodo de passar pelo processo de portabilidade de crédito.
Como alternativa, o comprador pode optar por pagar diretamente em sua conta, o valor igual ao empréstimo pendente. O banco então lhe entregará os documentos da propriedade quando o empréstimo for apagado. Você deve então alterar a propriedade para o nome do comprador ao entregá-lo sobre os documentos da propriedade.
Se você vender a propriedade a um preço mais alto do que o que você comprou, o comprador entregará a quantia restante através de uma verificação bancária no momento da transferência de propriedade.
Para isso, serão necessários contratos e o envolvimento de advogados, garantindo que os contratos estejam corretos.
Documentos necessários para vender imóvel financiado
Ao vender sua propriedade financiada, você deve sempre manter os seguintes documentos úteis.
Documentos de escritura e financiamento da propriedade
Aprovação do financiamento ou portabilidade de crédito
CPF do comprador e vendedor
Comprovante de renda do vendedor
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Vender seu carro: passo a passo para não ter problemas
Como declarar imóvel financiado no imposto de renda?
Calculadora de financiamento, como simular?
Banco pode impedir portabilidade?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.