Como usar o Google Pay?
Em 2018, o Google renovou e reaplicou seus serviços de pagamentos móveis e online, colocando-os sob o guarda-chuva do Google Pay ou G. É, em essência, a própria alternativa da empresa ao Apple Pay.
Você pode usá-lo para pagamentos online, em compras de aplicativos, pagamentos sem contato nas lojas e até mesmo para o envio de dinheiro peer-to-peer. Então, se você está navegando para um novo par de tênis on-line ou comprar seu café da manhã, G Pay pode fazer todo o levantamento pesado para você.
Aqui está tudo que você precisa saber sobre o Google Pay.
Leia também
Como usar o Google Pay?
Para começar a usar o Google Pay, siga estas etapas:
Procure o aplicativo de pagamento do Google no seu telefone. É pré-carregado na maioria dos telefones Android e relógios inteligentes com o Wear Os relógios, mas você também pode baixá-lo da Google Play.
Abra o aplicativo do Google Pay e adicione um cartão de crédito ou cartão de débito dentro de cartões.
Se é sua primeira vez usando o aplicativo, toque em Introdução e selecione um método de pagamento para adicionar e tirar uma foto do seu cartão ou inserir suas informações.
O Google irá então verificar você via SMS ou autenticação de e-mail.
Basta desbloquear seu telefone e toque para usar o Google Pay em qualquer terminal de pagamento sem contato.
Se você estiver usando-o em um SmartWatch com o Wear OS, o processo é semelhante. Basta abrir o aplicativo de pagamento do Google em seu smartwatch, ele irá então levá-lo através de um processo de configuração no smartphone que ele está conectado também, verificando você de uma maneira semelhante com uma mensagem SMS, e pedindo para definir um PIN, padrão ou senha no seu relógio.
Como pagar com Google Pay?
Para fazer compras na loja com o Google Pay, siga estas etapas:
Procure o símbolo do Google Pay ou o símbolo de pagamento sem contato em um terminal de pagamento sem contato próximo.
Desbloqueie seu telefone ou inicie o Google Pay em seu Wear OS.
Segure seu telefone ou assista ao terminal e aguarde até ver uma marca de seleção ou ouça o bipe confirmando a transação.
Você pode pagar por mercadorias simplesmente desbloqueando o seu telefone Android como você normalmente faz (que também permite que o Google Pay autentique sua transação), depois colocando-o perto do terminal sem contato de um comerciante, e é isso. Você também pode pagar por compras com valores mais baixos sem desbloquear seu telefone (a tela só precisa estar ligada), embora você só possa fazer um certo número dessas transações antes que seu telefone lhe peça para desbloqueá-lo.
Para compras acima do limite, você precisará colocar sua autenticação. Você nem precisa abrir um aplicativo para processar um pagamento. Só permite que você toque e vá e, em seguida, recebe os detalhes de confirmação / transação no seu telefone.
Como o Google Pay funciona em aplicativos?
Para fazer compras no aplicativo com o Google Pay, siga estas etapas:
Abra um aplicativo suportado, como Uber ou Airbnb.
No checkout ou tempo de compra, procure a compra com o Botão Google Pay.
Pressione o botão do Google Pay.
Você normalmente será solicitado a escolher o cartão que deseja usar e confirme seu número de segurança de 3 dígitos.
O Android oferece um botão “Comprar com o Google Pay” em aplicativos, o que significa que você poderá tocar um botão e check-out rapidamente, em vez de ter que inserir seu cartão de crédito e endereço de envio toda vez que fizer uma compra.
Como o Google Pay funciona em sites?
Para pagar em sites suportados com o Google Pay, siga estas etapas:
Você pode usar o Google Pay em qualquer navegador.
No checkout em um site suportado, basta procurar o botão de compra do Google Pay.
Você normalmente será solicitado a escolher o cartão que deseja usar e confirme seu número de segurança de 3 dígitos.
Agora, se você vir uma caixa no checkout que diz “Use informações selecionadas para futuras compras deste site”, verifique para usar o Google Pay e configure-o como seu método de pagamento padrão. Na próxima vez que você planeja comprar a partir desse site, basta escolher o que você deseja comprar, comece a verificar e confirmar que deseja usar as informações de pagamento associadas ao Google Pay. Então, todas as suas informações serão preenchidas automaticamente.
O que mais você pode fazer com o Google Pay?
Assim como a Apple Pay / Wallet, o Google Pay também pode ser usado para armazenar suas passagens, passes, ingressos e tickets em um só lugar. Basta abrir o aplicativo Google Pay e toque em ‘passes’ na guia inferior para chegar a eles.
Nem todas as companhias aéreas ou operadores de trem suportam o recurso, infelizmente, com muitos preferentes para emitir bilhetes como PDFs, em vez de pagar passes compatíveis, portanto, se você pode ou não usar esse recurso depende muito de quem você está viajando.
Um recurso inteligente é que o Google Pay pode automaticamente puxar detalhes de conta de e-mails relevantes e carregar os cartões / cartões de contas na tela Passes. Então, se você tem uma conta de hotel e registrou-se com sua conta de e-mail do Google, deve puxar essa informação.
Para adicionar um passe (transporte público, programa de fidelidade ou cartão de presente) basta tocar no botão “+ passagem” e selecione a opção relevante.
Quais dispositivos são compatíveis com o Google Pay?
O Google Pay está disponível em todos os telefones Android modernos (Kitkat 4.4+). No entanto, para pagar nas lojas usando o Google Pay, seu telefone deve suportar NFC (comunicação perto de campo) e HCE (Emulação do Cartão). Quando você faz seu telefone sobre um terminal de pagamento sem contato em uma loja, NFC e HCE trabalham juntos para enviar suas informações de pagamento para a loja para que você possa fazer sua compra.
Com desgaste os relógios, é uma situação semelhante. A maioria dos relógios de desgaste modernos terá suporte ao Google Pay, fornecendo que eles têm NFC embutido para as transações sem contato.
Para descobrir se o seu telefone Android suporta o Google Pay nas lojas, abra o aplicativo Configurações do seu dispositivo e toque em ‘Mais’ em ‘Redes’. Se você não vê essa opção, procure um semelhante como ‘Conexões’ ou ‘NFC’, por exemplo. Você pode precisar tocar “mais” para ver outras configurações. Se você vir a opção NFC ou algo semelhante, você poderá fazer pagamentos oficialmente nas lojas usando o Google Pay.
O Google Pay é seguro?
Teoricamente, sim. Quando você está pagando na loja, o Google disse que o Pay e não compartilha seus detalhes reais do cartão. Em vez disso, o comerciante recebe um número criptografado exclusivo. O Google trabalhou com as principais redes de pagamento e instituições financeiras para fornecer a tokenização de segurança padrão do setor. Com a totokenização uenização, o varejista recebe um número de 16 dígitos em vez do número da sua conta.
Como resultado, a tokenização do Google Pay é diferente da Apple Pay’s nesse tokens não é gerada em um chip seguro dentro do telefone, mas em vez de dentro da nuvem. Ainda assim, se você alguma vez você deve perder o telefone, o Google recomenda usar encontrar meu dispositivo para encontrar ou apagá-lo para manter seus dados locais seguros de olhos desviados. No entanto, o Google Pay aceita um código PIN, senha ou padrão para autenticar transações.
O que aconteceu com o Google Wallet / Android Pay?
O Google Pay é um aplicativo de pagamentos móveis que podem armazenar seus cartões de crédito, cartões de débito, cartões de fidelidade, etc, em essência, substituindo os antigos aplicativos e serviços Android Wallet. O aplicativo P2P do Google Wallet está morto e substituído pelo Google Payy. O Google Pay permite enviar e solicitar dinheiro de / para família e amigos, mas atualmente ainda está sendo distribuído ao redor do mundo.
De qualquer forma, o Google Pay é oficialmente sua loja única para compras, passes e métodos de pagamento. O Google está trabalhando atualmente para trazer o Google Pague a todos os produtos do Google, então se você está fazendo compras no Chrome ou com o Google Assistente, você terá uma experiência de checkout consistente, usando os cartões salvos em sua conta do Google, a empresa explicou em um blog publicar.
Também está constantemente trabalhando com parceiros online e nas lojas, então você verá o Google Pay em sites, em aplicativos e em suas lojas em todo o mundo.
O que acham do Google Pay? Vocês já usam?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Quanto tempo demora para liberar o cartão de crédito?
Onde fica o número da conta no cartão?
Como saber a agência no cartão?
Dá pra comprar por carnê pela internet?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.