Como trabalhar na internet?
Estamos em um território desconhecido, mais pessoas estão trabalhando pela internet agora do que em qualquer outro momento da história humana. A última vez que vimos uma pandemia, a tecnologia não conseguiu acomodar essas precauções, mas agora que a era digital está em pleno andamento, muitas empresas estão optando por mudar para o trabalho remoto, talvez para sempre.
Mas onde isso deixa os trabalhadores? Já é difícil começar um trabalho, sem outro nível de complicação. Muitos de nós dependem do contato pessoal para responder às nossas perguntas iniciais e nos orientar durante os primeiros passos com uma nova empresa.
Leia também
- É possível ter duas contas correntes no mesmo banco? E na mesma agência?
- Como crescer na vida financeira?
Com novas tarefas, cultura, ferramentas e membros da equipe para conhecer, é fácil ficar sobrecarregado. Mas não precisa ser uma experiência ruim.
Se você quer começar a trabalhar pela internet, as dicas abaixo são essenciais para começar com o pé direito.
Como trabalhar na internet: comece com uma boa pesquisa!
Pergunte ao seu gerente de contratação se há algum material que você possa ler para se preparar para os primeiros dias de trabalho online. Depois de ter uma lista de ferramentas relevantes, você pode se familiarizar com elas por meio de tutoriais online. Isso deixará você com mais tempo para conhecer a cultura de sua equipe e demonstrar consideração e competência ao seu supervisor. Sem mencionar que você não perderá nenhuma comunicação importante porque não sabia onde procurar.
Aqui estão algumas perguntas específicas:
- Comunicação? (Slack, Outlook, Gchat)
- Gerenciamento de tempo? (Asana, HelloMonday, Jira)
- Execução de tarefas (Google Drive, Word, CMS ou ATS)
Configure o seu espaço para trabalhos da internet
Junto com as perguntas da etapa anterior, você vai querer perguntar sobre o equipamento necessário. Não presuma que será exatamente a mesma configuração de seu último trabalho. Você não vai querer aparecer no primeiro dia sem uma peça-chave para o quebra-cabeça.
Depois de ter todo o equipamento, configure seu espaço de trabalho. Procure um espaço tranquilo e com luz natural. Certifique-se de que não há nada bagunçado ou privado em segundo plano e converse com as outras pessoas em sua casa para informá-las sobre seu horário de trabalho. Se você sabe que tem grandes reuniões todas as segundas-feiras de manhã, talvez este seja um momento em que seus colegas de casa ou família possam ficar fora do caminho e em silêncio.
Dica profissional: considere investir em uma cadeira confortável, vale a pena não ter problemas nas costas no futuro!
Comunicação no trabalho online em casa
Se você seguiu a etapa um, já sabe quais ferramentas sua equipe usa para se comunicar. Talvez existam até várias ferramentas. Mas um tópico de comunicação que muitas vezes é esquecido ou assumido são as expectativas em relação à cadência e ao tom. Essas coisas se tornam tão naturais para as pessoas na empresa que elas não pensam em trazê-las aos recém-chegados.
Compreender esse fluxo único é a chave para uma comunicação bem-sucedida. Algumas equipes gostam de documentar a conclusão da tarefa em um canal público, enquanto outras equipes querem apenas notificações sobre problemas ou bloqueios. Um supervisor de integração pode ajudar a prepará-lo para as preferências de sua equipe.
Se você estiver trabalhando por conta própria, deverá manter essa comunicação não apenas com seus companheiros de trabalho, mas também com seus clientes.
Aqui estão algumas perguntas específicas:
- Forneça feedback ou críticas: isso deve ser feito em particular ou publicamente? O supervisor deve estar conectado?
- Dê elogios: há um lugar ou hora para parabenizar os membros da equipe por um trabalho bem executado?
- Peça ajuda: você deve entrar em contato com seu supervisor primeiro ou talvez ir a um canal público para soluções de crowdsource?
- Forneça atualizações: isso relacionará as ferramentas organizacionais / de gerenciamento de tempo que sua equipe usa.
Mantenha suas conversas em dia durante o traalho
Mesmo trabalhando online, você precisa replicar aquelas pequenas interações pessoais que você teria trabalhando no escritório enquanto pegava uma xícara de café ou passava pelo corredor. Esses gatos aparentemente inócuos são extremamente importantes para se inserir na cultura da empresa.
A cultura geralmente é composta de metas e normas não expressas e, muitas vezes, está envolvida em uma linguagem única que os membros de sua nova equipe já aprenderam a falar com facilidade. Para aprender esse idioma mais rápido, imite essas cconversas espontâneas, mantendo as reuniões curtas: pense em 10 ou 15 minutos.
Certifique-se de perguntar aos membros de sua equipe no que eles estão trabalhando, mesmo que não se relacione com suas tarefas atuais, pode ainda mais adiante. Lembre-se de que, com tantas pessoas trabalhando remotamente, uma pequena conversa geralmente será bem-vinda. Seu pedido de reunião não precisa ser urgente, um simples “oi, gostaria de conversar para ter uma ideia melhor do que os membros da minha equipe estão trabalhando” é uma abertura aceitável.
Encontre um mentor para o trabalho online
Às vezes nos perdemos na rotina do dia-a-dia, mas é importante ter uma visão de longo prazo de sua carreira de vez em quando. Parte desse exercício é identificar mentores ao longo do caminho que podem orientá-lo nas diferentes fases de sua vida profissional.
Depois de se instalar e passar pela fase de integração, e talvez até durante, você vai querer procurar as pessoas em sua empresa ou seu empreendimento online. Provavelmente, eles não estarão diretamente em sua equipe, portanto, certifique-se de aproveitar as vantagens de reuniões maiores, eventos de networking internos e atividades extracurriculares que seu local de trabalho oferece para encontrar pessoas que possam preencher essa função para você.
No final do dia, você não deve ter medo de fazer perguntas. A integração remota também será uma nova experiência. Considere manter um diário de trabalho para controlar o sucesso e os obstáculos. Isso ajudará sua equipe a acolher novos membros no futuro, além de te integrar melhor ao ambiente profissional.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Vender casa: passo a passo para fazer certo!
Confira 7 dicas essenciais de planejamento financeiro para autônomos
Vender pastel dá dinheiro? Como começar um negócio de comida de rua?
O que é um freelancer?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.