Como preencher cheque?
Em um mundo de pagamentos online, PIX, e muitos outros tipos de transferências digitais, os cheques podem parecer um pouco desatualizados. Mas acredite ou não, ainda há lugares que exigem cheques ou cobram uma taxa se você pagar com qualquer outra coisa além de dinheiro ou cheque. E se o seu ensino médio estava muito focado no teorema pitagórico ao invés de ensinar-lhe finanças pessoais, é possível que você nunca tenha aprendido a escrever um cheque.
Como preencher o cheque?
Vamos falar tudo o que você precisa saber sobre cheques, começando com os passos de como escrever um cheque:
Leia também
Passo 1:
Data: preencha o dia, mês e ano.
Passo 2:
Pague à ordem de: escreva o nome da pessoa ou empresa que você está pagando por extenso.
Passo 3:
Quantia: escreva o valor que você está pagando números. Se você acidentalmente escreva os números errados (isso acontece!), Você pode desenhar uma linha através dele, corrigir e, em seguida, iniciar pela correção.
Passo 4:
Quantidade: escreva o valor que você está pagando – em palavras desta vez. Sim, pode sentir-se repetitivo. Mas adiciona segurança extra quando você está 100% claro quanto dinheiro você está falando.
Passo 5:
Assinatura: agora é hora de tornar as coisas funcionais. Basta verifique se o nome que você assina corresponde ao nome do titular da conta na parte superior do cheque (acima do seu endereço). Então, se você for pelo seu nome do meio, mas seu primeiro nome é impresso no cheque, assine com seu primeiro nome!
Passo 6:
Cruzar: caso queira que apenas que o cheque possa ser sacado através de depósito em conta corrente.
Registro do preenchimento do cheque
Depois de preencher o cheque, certifique-se de escrevê-lo no registro do talão de cheques. Esta é uma coisa parecida com um caderninho de anotaçõescom um monte de colunas e linhas. Ele vem com o talão de cheques e ajuda você a acompanhar seus gastos. Isso ajudará a monitorar todos os seus gastos com cheque. Esse caderninho vai ter as seguintes informações:
Número ou código: escreva o número de cheque aqui. Se a transação não foi uma verificação, faça-se um código como o DC para cartão de débito, para transferir dinheiro de uma conta para outra, D para depósito ou caixa eletrônico. Porque seja honesto: você não se lembra desses detalhes quando você olha para trás para equilibrar seu talão de cheques depois. Ajude seu futuro para fora!
Data: coloque no dia, mês e ano a transação aconteceu.
Descrição da transação: mais uma vez, ajuda para o futuro. Coloque o nome da pessoa ou empresa, e também uma nota rápida como “corte de cabelo” ou “Livro de receitas” para ajudá-lo a lembrar de onde o dinheiro foi ou veio.
Valor do pagamento: se você está fazendo uma compra ou pagando uma conta, escreva o quanto aqui.
Valor de depósito: se a transação é dinheiro chegando, escreva o quanto aqui.
Balanço: é hora de matemática! Subtraia a despesa ou adicione o depósito para que você conheça seu saldo atual – porque é uma maneira fundamental para evitar as taxas de cheque especial.
Dicas de segurança para escrever um cheque
Sempre que você está lidando com dinheiro e sua identidade, é importante ser super seguro. E como os cheques envolvem essas duas coisas, aqui estão algumas dicas de segurança para escrever um cheque:
Use uma caneta. Se você escrever um cheque com lápis, alguém pode apagá-lo e alterar o valor ou substituir o nome no pagamento da ordem de linha.
Preencha a caixa inteira e a linha de valor. Não deixe espaço em branco na caixa de montante ou montante. Isso abre a porta para alguém mudar um período em uma vírgula que você paga mais do que se inscreveu (literalmente). Escreva os números grandes o suficiente para preencher a caixa e as palavras grandes o suficiente para preencher a linha inteira – ou adicione.
Não assine o cheque até que seja preenchido. Não há verificações em branco no seu talão de cheques ou carteira, ok? Deixe essa assinatura ser a última coisa que você preenche quando você está escrevendo um cheque.
Não pratique estilos de assinatura. Faça isso antes de você escrever cheques, não enquanto você está escrevendo cheques. Você não quer que os bancos questionem fraudes porque sua assinatura não parece igual. E você não quer facilitar que alguém assine seu nome parecendo o que quer que você nunca faça parecer o mesmo. Faça a assinatura igual a que registrou no seu banco ou instituição financeira.
Como endossar um cheque?
Enquanto estamos falando sobre cheques, queremos cobrir mais um tópico: endossando um cheque. Ok, o que diabos endossar um cheque significa de qualquer maneira? É quando você assina um cheque que foi escrito para você para que você possa lucrá-lo ou depositar. Aqui estão algumas coisas importantes para notar:
Então, a maneira como você endossa um cheque depende do que você quer fazer com o cheque. Se você quiser lucrar com o cheque, então você pode ter dinheiro na mão, basta assiná-lo na caixa na parte de trás que diz “endosse aqui”.
Se você quiser depositar o dinheiro na sua conta bancária – no caixa eletrônico, para um caixa bancário, ou como um depósito móvel – escreva “para depósito para conta” e seu número de conta. Então assine. E lembre-se, tudo o que precisa se encaixar dentro da área de assinatura.
Se ficou alguma dúvida, deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Lotérica aceita cheque?
Como depositar dinheiro na lotérica?
Tarifas bancárias: como conseguir isenção?
Cheque nominal, como endossar?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.