Como funciona a portabilidade de salário? É de graça?

Em Contas em banco por André M. Coelho

A maioria das pessoas que trabalham tem se perguntado, como a conta de salário pode ser diferente de uma conta de poupança ou corrente porque de relance todas tem características parecidas. No entanto, são contas diferentes. A conta salário, por exemplo, pode ser portável para outro banco ou instituição financeira sem qualquer custo, além de também ser aberta pelo seu empregador e não por você. Vamos entender melhor.

O que é uma conta salário?

Como o nome diz, uma conta de salário é basicamente aberta pelo seu empregador para creditar seu salário. A especialidade desta conta é que não há necessidade de manter um saldo mínimo, portanto, ela também pode ser chamada de conta de saldo zero. Essa conta é especialmente projetada para classe assalariada.

Leia também

Alguns bancos até tem diferentes tipos de contas salariais com base no salário que você recebe. No entanto, o valor atualizado na conta não terá direito à taxa de juros, ou seja, recebimento de rendimentos de poupança ou outros tipos que o banco possa oferecer.

Outras facilidades só são fornecidas na conta quando você associa sua conta salário a uma conta corrente, como cartão de débito e crédito, algumas ofertas de empréstimo, entre outros produtos financeiros do banco ou instituição financeira.

Deve-se ter em mente que é possível transferir sua conta salário para qualquer outro banco ou instituição na qual você tenha conta sem qualquer custo. Você então passará a receber seu salário automaticamente na conta indicada.

Portabilidade de salário

A portabilidade de salário não tem custo e é um procedimento bem fácil de realizar. (Foto: Robert Half)

Como fazer a portabilidade de salário?

Para fazer a portabilidade da conta salário, é preciso ter uma conta corrente ou poupança aberta em um outro banco ou instituição financeira. Com sua conta poupança ou corrente já aberta, você vai precisar do número da agência e número da conta em mãos, além dos seus documentos pessoais. A conta de destino precisa ter a mesma titularidade de quem está recebendo a conta salário, não sendo possível transferir a conta salário para a conta de um amigo ou familiar, por exemplo.

Os passos abaixo vão te ajudar na transferência:

  1. Pegue o número da agência e conta do banco para onde quer transferir a conta salário
  2. Pegue um documento de identificação, tal como identidade ou carteira de motorista
  3. Vá até a agência do banco onde você recebe sua conta salário e pegue uma senha para conversar com um gerente
  4. Passe para ele ou ela as informações sobre a conta para a qual quer fazer a portabilidade.
  5. A partir da confirmação, todo dia de recebimento de seu salário ele será automaticamente transferido via TED para sua conta de destino, sem qualquer custo para você.

É um passo a passo bem simples, assim como o processo de portabilidade. Você não precisa fazer portabilidade de salário se o banco no qual recebe seu salário é o mesmo que tem a conta corrente ou poupança, bastando apenas solicitar a associação.

https://youtu.be/CGm4Nstwei4

Portabilidade de conta salário: cuidados a tomar

Indivíduos que mudam de emprego frequentemente precisam considerar isso, principalmente se você abrir uma conta apenas para receber seu salário. Portanto, é aconselhável fechar a conta sempre que sair de um emprego, ou manter sempre uma conta central para receber seus salários. Monitore seus recebimentos e suas contas para evitar pagar por tarifas caras.

Se você precisa mesmo de uma conta na instituição onde tem sua conta salário, pense em abrir uma conta de serviços essenciais, sem tarifas, evitando ter custos desnecessários.

Se você viaja muito e não quer abrir uma conta em um banco físico, pense em abrir uma conta digital em um banco online, o que é bem simples e fácil de fazer.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário