Como declarar imóvel financiado no imposto de renda?
A resposta curta é mais do que você imagina, mas não tanto quanto você pode esperar.
Dependendo de como sua hipoteca é configurada, seu pagamento mensal provavelmente inclui o principal, juros, impostos e seguros.
E a declaração do imposto de renda pode te deixar cheio de dúvidas de como declarar todos esses números. Mas vamos te ajudar nisso.
Preciso declarar financiamento de imóvel no Imposto de renda?
Sim. Você precisa fazer a declaração dos seus imóveis financiados em sua declaração do imposto de renda. Isso garante que você continue dentro da lei, e não acabe tendo de pagar as multas da Receita Federal caso erre nas suas declarações.
Leia também
Como declarar imóvel financiado no imposto de renda?
Esqueça os valores de juros, principal, financiado, etc. De forma prática, você deve declarar imóveis financiados, prontos ou não, da seguinte maneira:
Abra o programa de declaração do Imposto de Renda
Vá para aba de Bens e Direitos
Informe o código do bem. Ex.: apartamentos tem o código 11, casas tem o código 12, seguindo para outros tipos de imóveis.
Acabou? Não, ainda tem mais que é preciso fazer.
Informações do imóvel para o Imposto de Renda
No campo “Discriminação”, você deverá informar questões sobre o imóvel. Isso inclui:
Área total
Endereço
Forma de aquisição (financiado, no caso de nosso exemplo)
Valor de entrada
Total pago durante o ano
Saldo devedor (quanto falta para quitar o imóvel)
Valor pago de ITBI ou Imposto de Transmissão de Bens Imóveis
Quais os valores de FGTS foram sacados para pagar o imóvel
Despesas com cartórios
Onde pegar todas as informações do imóvel financiado para o Imposto de Renda?
Você poderá obter as informações sobre seu financiamento pelo informe de rendimentos, fornecido anualmente pela sua instituição financeira. Outras informações você pode obter na escritura do imóvel.
Depois do primeiro ano de declaração, você poderá importar as informações do ano anterior, atualizando os valores pagos durante o ano pelo imóvel.
Quem precisa declarar imóvel financiado no Imposto de Renda?
A declaração de imóvel financiado no imposto de renda precisa ser realizada quando há a compra de bens imóveis com valor maior do que estabelecido pela Receita Federal. É também uma realidade mesmo para quem recebeu valores abaixo do mínimo estabelecido pela Receita Federal para a obrigação da declaração de Imposto de Renda.
Em outras palavras, se você comprou um imóvel financiado de valor mais alto do que o limite estabelecido pela Receita, mesmo se estiver isento pela sua renda, precisará declarar seu imóvel.
Não perca o prazo para declarar o Imposto de Renda
O mais importante é evitar deixar para o último dia a declaração do seu Imposto de Renda. No primeiro dia que abrirem as declarações e você puder baixar o programa, baixe e importe os dados dos anos anteriores, ou comece a preencher as informações da declaração.
Assim que tudo estiver pronto, revise tudo ou peça a um amigo contador para fazê-lo. Corrija qualquer erro e envie sua declaração.
Esperamos não deixado dúvidas sobre a declaração de imóveis no Imposto de Renda. Mas sabendo que é um assunto complexo, deixamos o espaço de comentários abaixo aberto para que vocês possam fazer perguntas e nós possamos responder da melhor maneira possível.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Vender casa: passo a passo para fazer certo!
10 erros de quem faz financiamento de imóveis
Como gerar boleto para pagamento atrasado do imposto de renda? Como negociar?
O que é regime tributário?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.