Como calcular porcentagem?

Em Educação financeira por André M. Coelho

O termo ‘por cento’ significa ‘em cem’. Em matemática, as porcentagens são usadas como frações e decimais, como formas de descrever partes de um todo. Quando você está usando porcentagens, o todo é considerado composto de cem partes iguais. O símbolo% é usado para mostrar que um número é uma porcentagem, e menos comumente a abreviatura ‘pct’ pode ser usada.

Você verá porcentagens em quase todos os lugares: nas lojas, na internet, nos anúncios e na mídia. Ser capaz de entender o que significam as porcentagens é uma habilidade fundamental que irá potencialmente economizar tempo e dinheiro e também torná-lo mais empregável.

Leia também

Como calcular porcentagem: fórmula básica

Embora a fórmula da porcentagem possa ser escrita em diferentes formas, é essencialmente uma equação algébrica envolvendo três valores.

P × V1 = V2

P é a porcentagem, V1 é o primeiro valor que a porcentagem irá modificar e V2 é o resultado da porcentagem operando em V1. A calculadora fornecida converte automaticamente a porcentagem de entrada em decimal para calcular a solução. Porém, se estiver resolvendo pela porcentagem, o valor retornado será a porcentagem real, não sua representação decimal.

EX: P × 30 = 1,5

P = 1,5 / 30 = 0,05 × 100 = 5%

Se resolver manualmente, a fórmula requer a porcentagem na forma decimal, portanto, a solução para P precisa ser multiplicada por 100 para convertê-la em uma porcentagem. Isso é essencialmente o que a calculadora acima faz, exceto que ela aceita entradas em porcentagem em vez da forma decimal.

Cálculo de diferentes porcentagens

O cálculo de porcentagem pode ser feito em diversas situações, e aprender as fórmulas é o primeiro passo para usar os cálculos no dia a dia. (Foto: Quick and Dirty Tips)

Resolver porcentagem na diferença

A diferença percentual entre dois valores é calculada dividindo o valor absoluto da diferença entre dois números pela média desses dois números. Multiplicar o resultado por 100 produzirá a solução em porcentagem, em vez da forma decimal. Consulte a equação abaixo para esclarecimentos.

Diferença percentual = | V1 – V2 | / [(V1 + V2) / 2] × 100

Exemplo de cálculo:

|10 – 6 | / [(10 + 6) / 2] = 4/8 = 0,5 = 50%

Fórmula de mudança percentual

O aumento e a diminuição da porcentagem são calculados calculando a diferença entre dois valores e comparando essa diferença com o valor inicial. Matematicamente, isso envolve usar o valor absoluto da diferença entre dois valores e dividir o resultado pelo valor inicial, basicamente calculando o quanto o valor inicial mudou.

A calculadora de aumento percentual acima calcula um aumento ou diminuição de uma porcentagem específica do número de entrada. Basicamente, envolve converter uma porcentagem em seu equivalente decimal e subtrair (diminuir) ou adicionar (aumentar) o equivalente decimal de e para 1, respectivamente. Multiplicar o número original por este valor resultará em um aumento ou diminuição do número pela porcentagem fornecida. Consulte o exemplo abaixo para esclarecimentos.

Exemplo:

500 aumentado em 10% (0,1) 500 × (1 + 0,1) = 550

500 diminuído em 10% 500 × (1 – 0,1) = 450

https://youtu.be/Lh2YXP4qYdg

A prática leva à perfeição!

À medida que suas habilidades matemáticas se desenvolvem, você pode começar a ver outras maneiras de chegar à mesma resposta. Os exemplos acima são bastante diretos e, com a prática, você pode usar suas habilidades matemáticas mentais para pensar sobre esse problema de uma maneira diferente para torná-lo mais fácil..

Se você está tentando encontrar 20%, então, em vez de encontrar 1% e multiplicá-lo por 20, você pode encontrar 10% e simplesmente dobrar.

Sabemos que 10% é o mesmo que 1/10 e podemos dividir um número por 10 movendo a casa decimal uma casa para a esquerda (removendo um zero de 500). Portanto, 10% de £ 500 são £ 50 e 20% são £ 100.

Um truque matemático útil é que as porcentagens são reversíveis, então 16% de 25 é o mesmo que 25% de 16. Invariavelmente, um desses será muito mais fácil de calcular em nossa cabeça. Experimente e melhore suas habilidades!

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário