Cheque voltou, e agora?
Um cheque devolvido é um cheque que o banco não honra. O cheque será devolvido ao banco que enviou o cheque para pagamento (normalmente, o banco do destinatário ou do beneficiário). Se você é o escritor de cheques, isso significa que seu banco não pagará a pessoa ou a empresa para quem você fez o cheque. Se você recebeu o cheque, um cheque devolvido é um cheque para o qual você não será pago (pelo menos não imediatamente). Vamos ver o básico dos cheques devolvidos e o que fazer se você tiver um.
O que é cheque devolvido?
Os cheques devolvidos são aqueles que o banco do autor do cheque recusa. Existem várias causas possíveis para cheques devolvidos, incluindo:
Leia também
- Tarifas bancárias: como conseguir isenção?
- Qual banco digital abrir conta para menor de 18? Vantagens e desvantagens!
- Não há dinheiro suficiente na conta (fundos insuficientes).
- Um bloqueio foi colocado no cheque.
- O cheque é velho demais para honrar.
- O cheque foi escrito incorretamente.
Cheques devolvidos são relativamente comuns. Bancos e empresas processam cheques eletronicamente, e até mesmo os consumidores podem depositar cheques em seus telefones celulares. O que funcionou no passado (escrever um cheque enquanto sua conta está com pouco dinheiro) pode não funcionar mais.
É cada vez mais difícil fazer cheques e esperar que os fundos cheguem à sua conta antes que seu cheque seja depositado. Hoje em dia, mesmo que você escreva um cheque no papel, há uma boa chance de que o cheque seja convertido em um cheque eletrônico no caixa e os fundos saiam rapidamente da sua conta.
Cheques devolvidos: o que fazer?
Se você recebeu cheques devolvidos como comerciante, pode se perguntar o que pode fazer com pessoas que fazem cheques sem fundos.
Basta perguntar: para começar, você ainda pode tentar coletar o dinheiro. Tente entrar em contato com o escritor de cheques e solicitar que eles façam o pagamento; pode ter sido um erro honesto, e eles podem ter toda a intenção de lhe pagar. Esse é um dos motivos para verificar se as verificações sempre mostram um número de telefone atual.
Uma viagem para o banco: Você também pode visitar uma agência do banco que o cheque chama (procure o nome do banco na face do cheque) e tentar descontá-lo. O dinheiro que você precisa (se existir) será naquele banco (não no seu próprio banco, que apresentará o cheque um dia ou dois depois de depositá-lo lá). Ao visitar o banco pessoalmente, você também pode evitar taxas de cheques devolvidos por depositar cheques incorretos no seu banco.
Melhor momento para depositar cheques: se você tiver sorte, estará no banco logo depois que o autor do cheque depositar dinheiro. O início ou final do mês pode ser um bom momento para tentar coletar se a pessoa for paga com depósito direto. Você também pode tentar salvar uma viagem ligando para o banco e pedindo para verificar os fundos no cheque. No entanto, os bancos nem sempre estão dispostos a verificar os fundos devido a preocupações com a privacidade.
Próximas etapas: se o criador dos cheques não compensar a verificação retornada, talvez seja necessário executar etapas adicionais. Por exemplo, você pode entrar com uma ação judicial contra o autor do cheque e pode enviar sua conta para uma agência de cobranças (embora ambas sejam provavelmente apenas econômicas para cheques grandes) ou através de um cartório.
Problemas com cheques: como prevenir?
Como você pode evitar lidar com cheques devolvidos daqui para frente? A única maneira infalível é parar de aceitar cheques. Uma vez que isso pode colocá-lo fora do negócio, a próxima melhor coisa é reduzir as chances de fazer um teste de borracha. Algumas ideias estão abaixo:
Obtenha um serviço de verificação de cheques que possa ajudá-lo a identificar clientes com histórico de erros.
Entre em contato com o banco do cliente para verificar os fundos antes de aceitar um cheque e deixar o cliente sair com mercadorias.
Converta cheques em cheques eletrônicos ou deposita-os imediatamente no seu dispositivo móvel (se possível).
Cobrar uma taxa para os clientes para desencorajar cheques devolvidos e para compensar o seu tempo (certifique-se de que a taxa é divulgada corretamente no ponto de venda e está em conformidade com todas as leis).
Incentive outras formas de pagamento. Pode ser caro (e arriscado) aceitar pagamentos com cartão, mas se você sair na frente, vale a pena.
Se você escrever cheques retornados, estará se preparando para problemas. Alguns dos problemas que você encontrará são:
Você acabará pagando muitas taxas (tanto para seu banco quanto para quem você fez o cheque).
Seu banco pode fechar sua conta e outros bancos podem rejeitá-lo como cliente.
Você pode se deparar com problemas legais, já que escrever cheques sem fundos é ilegal.
Seu crédito pode eventualmente sofrer, tornando difícil para você pedir dinheiro emprestado (ou conseguir um emprego ou seguro) algum dia.
Você terminará em bancos de dados usados por bancos e varejistas, dificultando a abertura de contas e a emissão de cheques no futuro.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Prescrição de cheque, como funciona?
Como cancelar conta no banco?
Cheque nominal, como endossar?
É possível ter duas contas correntes no mesmo banco? E na mesma agência?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.