Cheque administrativo, como funciona?
Um cheque é um documento que ordena que um banco pague uma quantia específica de dinheiro da conta de uma pessoa para a pessoa em cujo nome o cheque foi emitido. A pessoa que está emitindo o cheque possui uma conta bancária de transação (geralmente chamada de conta corrente, cheque, cheque ou cheque) onde seu dinheiro é retido. Esta pessoa escreve os vários detalhes, incluindo o valor monetário, a data e o beneficiário no cheque e o assina, ordenando que o banco, conhecido como sacado, pague a essa pessoa ou empresa a quantia em dinheiro declarada.
O cheque administrativo é um dos tipos de cheque que podem ser emitidos por um interessado. Ele também reduz os riscos da emissão de cheques, evitando alguns dos riscos inerentes dos cheques.
Leia também
- Lotérica aceita cartão de crédito? E de débito?
- Qual banco digital abrir conta para menor de 18? Vantagens e desvantagens!
O que é um cheque?
O cheque é uma ordem incondicional, por escrito, emitida em uma instituição financeira, assinada pelo sacado, instruindo a instituição financeira a pagar sob demanda uma quantia certa em dinheiro para a ordem de uma pessoa especificada ou ao portador ou ao beneficiário escrito no cheque e que não ordene que nenhum ato seja feito além do pagamento em dinheiro.
Embora as formas de cheques estejam em uso desde os tempos antigos e, pelo menos, desde o século 9, foi durante o século 20 que os cheques se tornaram um método não monetário altamente popular para efetuar pagamentos e o uso de cheques atingiu o pico. Na segunda metade do século XX, quando o processamento de cheques se tornou automatizado, bilhões de cheques eram emitidos anualmente; esses volumes atingiram o pico no início dos anos 90.
Desde então, o uso de cheques caiu, sendo parcialmente substituído por sistemas de pagamento eletrônico, como cartões de crédito, débito, e transferências. Em um número crescente de países, os cheques se tornaram um sistema de pagamento marginal ou foram completamente eliminados.
No Brasil, eles ainda existem e são usados, e o cheque administrativo é um dos tipos possíveis.
O que é cheque administrativo?
O cheque administrativo é um tipo de cheque que é emitido com valores já preenchidos e os fundos escritos no cheque já com aprovação da instituição bancária. Como o cheque já tem o valor preenchido, a instituição financeira garante que há fundos para o pagamento daquele cheque. Assim, garante-se uma camada a mais de proteção para quem está usando este tipo de cheque.
Ele tem um custo geralmente mais alto do que um cheque normal.
Como funciona o cheque administrativo?
O cheque administrativo tem os valores preenchidos pela instituição financeira. O sacado do cheque, no entanto, precisa “pagar” o cheque no momento em que o cheque está sendo preenchido. Assim, é garantido que há fundos para o pagamento do cheque. Assim, é garantida a segurança da transação. Isto é essencial no pagamento de bens ou serviços muito caros, como imóveis, veículos, entre outros.
O cheque administrativo pode ser devidamente endossado com a assinatura do beneficiário e o nome do novo beneficiário escrito. Para isso, ele precisa ser não à ordem.
Cheque administrativo é seguro? Pode ser sustado?
Um cheque administrativo é uma forma segura de pagamento, pois garante que a pessoa receba os valores devidos. Como ele não pode ser sustado, garante a segurança de ambas as partes.
Se você precisa de um cheque administrativo, basta solicitar um em sua instituição financeira e pagar os valores devidos.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Prescrição de cheque, como funciona?
É possível ter duas contas correntes no mesmo banco? E na mesma agência?
Tarifas bancárias: como conseguir isenção?
Cheque nominal, como endossar?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.