Cartão de viagem internacional, IOF é caro?
As vendas de e-commerces no Brasil aumentaram substancialmente nos últimos anos, a tal ponto que os comerciantes de todo o mundo atualmente são capazes de alavancar o potencial deste mercado sul-americano em desenvolvimento. Muitos brasileiros tem também aproveitado um maior poder de compra para viajar ao exterior, usando para isso cartões de viagens e outras ferramentas. Qual é, porém, o IOF cobrado ao viajar ou pagar por produtos e serviços comprados no exterior?
Custos de cartão de crédito internacional
A solução mais simples para pagar produtos e serviços no exterior são através de compras processadas usando cartões de crédito internacionais, já que esse método não exige mudanças adicionais em um sistema de pagamento já estabelecido que aceita marcas globais de cartões de crédito. No entanto, existem duas desvantagens principais: o câmbio e o IOF do cartão.
Leia também
Taxa de câmbio do cartão de crédito
Um problema dos cartões de crédito internacionais é que eles não usam, necessariamente, a taxa de câmbio que é divulgada pelo Banco Central do Brasil. Cada cartão de crédito usa a cotação da moeda própria, geralmente um pouco mais alta do que a declarada pelo Banco Central. Esse valor mais alto inclui o lucro dos bancos e instituições financeiras pelo uso do serviço de câmbio. Então, é importante contabilizar esse custo extra na hora de gastar com seu cartão de crédito de viagem.
IOF do cartão de crédito internacional e de viagem
É comum que os usuários que fazem uso de cartões de crédito internacionais tenham suas compras bloqueadas devido a redes de cartão de crédito, considerando erroneamente essas transações como fraudulentas. Além disso, os brasileiros que fazem uso de cartões de crédito para fazer transações internacionais são obrigados a pagar um imposto sobre os montantes fixos conhecidos como IOF, que é fixado em 6,38% e pode resultar em preços menores se tornando opções menos competitivas quando comparado a compras no Brasil. Então, além de fazer a conversão de câmbio usando os valores do seu banco ou instituição financeira, cada vez que comprar no exterior você ainda terá de adicionar 6,38% do valor do produto como imposto.
Usar cartão de crédito no exterior: taxas e opções
Usar um cartão de crédito pode sair caro em muitas situações por conta das taxas. O IOF e o câmbio do seu banco ou instituição financeira podem tornar as compras com um cartão de viagem um pouco mais caras ou menos vantajosas. A opção, para quem quer economizar, pode ser usar um serviço como os oferecidos pela TransferWise. Você pode transferir recursos para qualquer lugar do mundo, em qualquer moeda, sem muita burocracia para a pessoa receber os valores. Você ainda pagará o IOF. Porém, como a TransferWise e serviços semelhantes usam uma cotação bem próxima do do Banco Central, pode acabar saindo mais em conta.
Soluções de pagamento localizadas no Brasil para compras internacionais
Existem vários tipos de sistemas de pagamento que podem ser adotados pelas lojas globais para proporcionar uma melhor experiência de compra aos clientes no Brasil. Os provedores locais de soluções de pagamento podem oferecer várias opções de soluções de pagamento localizadas no país, todas capazes de captar o pagamento de marcas locais de cartões de crédito e outros métodos de pagamento nacionais populares, como o Boletos Bancários. Algumas empresas que oferecem este tipo de serviços são a Digital River, a EBANX, a Adyen e a Allpago.
A maioria desses serviços são sistemas de manuseio de lojas estrangeiras para processar pagamentos de brasileiros localmente e transferir as transações para o país de origem. Esta opção permite, entre outros benefícios, uma taxa de autorização muito maior por redes de cartão de crédito. Procure empresas que ofereçam esses serviços e você evitará pagar também o IOF.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar a usar o cartão de crédito internacional em suas viagens ou compras internacionais!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como funciona o IOF sobre investimentos?
Quanto tempo demora para liberar o cartão de crédito?
Como trocar a bandeira do cartão de crédito?
Como saber o número do cartão?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.