Analista financeiro: por que contratar um?
Até empresas novas e menores têm processos financeiros bastante complexos. Muitas vezes, não é viável para os fundadores e CEOs rastrear todos os detalhes financeiros. No entanto, sem informações financeiras suficientes, pode ser difícil saber se as decisões estão beneficiando a empresa. É aí que um analista financeiro pode ajudar.
Os analistas financeiros coletam informações financeiras relevantes sobre sua empresa e o cenário comercial mais amplo para sintetizar os dados em tendências digestíveis que podem informar as decisões de negócios. Continue lendo para saber mais sobre o que um analista financeiro faz, quando uma empresa jovem deve considerar contratar uma e o que considerar ao contratar um analista financeiro.
Leia também
- Conta Pessoa Jurídica – PJ gratuita! Prós e contras!
- Qual o objetivo e as funções da administração financeira?
O que faz um analista financeiro?
Analistas financeiros desenvolvem modelos financeiros que podem ajudar as empresas a determinar:
Principais motores de seus negócios
KPIs centrais
Valor dos clientes
Orçamentos
Mais importante ainda, eles também podem prever desempenho e crescimento. Os melhores analistas financeiros combinarão dados comerciais entre departamentos com condições de mercado, notícias e comportamentos de concorrentes para criar modelos financeiros que preveem o desempenho futuro da empresa.
Esses modelos financeiros permitem que os executivos determinem quais áreas da empresa estão impulsionando o sucesso e quais estão reduzindo os negócios. A partir daí, os analistas podem ajustar as variáveis do modelo para ter uma ideia de como várias estratégias financeiras e operacionais impulsionarão o crescimento. O resultado oferece informações de negócios abrangentes para impulsionar a estratégia, apoiadas por dados quantitativos.
Embora a modelagem financeira geralmente represente o núcleo do que um analista financeiro pode fazer para uma pequena empresa, não é a única coisa. Alguns outros projetos de analistas financeiros incluem:
Visualização de dados: visuais fáceis de digerir que ajudam os líderes empresariais a entender o desempenho da empresa sem peneirar por imensas quantidades de dados comerciais
Orçamento: metas financeiras em toda a empresa e no nível do departamento para orientar o negócio a cada mês
Análise de preços: determine o preço ideal para produtos com base nos preços dos concorrentes, custo da fabricação, poder de compra de clientes e muito mais.
Estratégia de investimento: isso pode incluir uma estratégia interna de alocação de recursos ou uma estratégia para adquirir investidores externos. Muitos fundos de investimentos não consideram uma startup, a menos que tenham um modelo financeiro, que um analista financeiro qualificado possa construir.
No geral, os analistas financeiros fornecem uma visão financeira abrangente. Isso permite uma melhor previsão de fluxo de caixa e resultados para que as empresas possam planejar vários resultados e tomar decisões mais estratégicas.
Quando contratar um analista financeiro?
Nem sempre é claro, especialmente para startups ou pequenas empresas, quando suas finanças estiverem no momento em que você deve envolver um analista financeiro corporativo. Para ajudar a navegar nessa incerteza, aqui estão alguns cenários comuns que definitivamente justificariam um envolvimento com um analista financeiro:
1. Você não tem os números
Muitas pequenas empresas não têm um departamento de finanças que agrega constantemente dados importantes de negócios. Os analistas financeiros podem organizar seus números para que você não precise se preocupar em perseguir montanhas de dados.
2. Você tem os números, mas precisa interpretá-los
Talvez seus dados comerciais estejam todos em um só lugar, mas você precisa transformá-los em informações acionáveis para ajudar a informar suas decisões de negócios. Um analista financeiro pode sintetizar os dados e garantir que sua empresa esteja no caminho certo.
3. Você não tem tempo para gerenciar as finanças
Fundadores e CEOs devem concentrar seu tempo em inovar e aumentar os negócios, não para analisar números. A contratação de um analista financeiro qualificado garantirá que suas finanças sejam tratadas com precisão e eficiência.
4. Você precisa atrair investidores
Analistas financeiros podem ajudar as startups e as pequenas empresas a obter financiamento, garantindo que o negócio seja:
Gastar dinheiro com eficiência
Definindo metas financeiras e KPIs
Identificando fatores de risco para futuros investimentos em negócios.
Além disso, os analistas podem ajudar a gerenciar relacionamentos com futuros investidores e fornecer um senso de profissionalismo para uma empresa mais jovem e menos estabelecida.
Como contratar um analista financeiro?
Para uma nova empresa, contratar uma pessoa extra apenas para análise financeira pode ser uma grande pergunta. Antes de procurar um, considere primeiro se sua empresa tem fundos para contratar um analista financeiro em tempo integral. Isso inclui não apenas o salário, mas também os custos adicionais de RH do recrutamento e talvez até fornecendo benefícios.
As pequenas empresas também devem pensar muito sobre se suas necessidades de negócios garantem um analista em tempo integral. Se você não conseguir preencher um tempo de analista financeiro em tempo integral, considere trabalhar com um analista financeiro freelancer. Dessa forma, suas necessidades de negócios serão atendidas em um projeto de projeto e você só pagará pelas previsões e modelos entregues a você.
Finalmente, antes de contratar um analista financeiro, verifique se você possui os dados comerciais necessários para serem agregados e analisados. Se sua empresa ainda não configurou registros financeiros e operacionais robustos, você deve procurar uma solução contábil em vez de um analista financeiro.
Se você precisar de uma solução mais flexível, você pode usar a IA ou softwares financeiros para te ajudar nos processos.
Os analistas financeiros podem ajudá-lo a entender o que está funcionando, o que não é e as ações que você pode executar para obter os resultados desejados.
Se ainda tem dúvidas, deixem nos comentários suas perguntas e iremos te ajuddar!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Representante comercial autônomo: como se organizar financeiramente?
Aplicativo de finanças, qual o melhor?
9 alternativas para o Google Finance
Confira 7 dicas essenciais de planejamento financeiro para autônomos
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.